Histórico

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) é a entidade de administração do desporto universitário brasileiro, ou seja, é responsável pela gestão e organização das competições e eventos esportivos entre universitários de todo país.

Fundada em 9 de agosto de 1939, por acadêmicos e representantes de Federações Universitárias Estaduais e agremiações reunidos no Rio de Janeiro, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário foi oficializada dois anos depois pelo Decreto nº 3.617, de 15 de novembro de 1941, assinado pelo Presidente da República, Getúlio Vargas. O decreto-lei nº 3.617 organizou as atividades desportivas do Brasil, incluindo a oficialização do desporto acadêmico e o reconhecimento da CBDU como gestora.

Em 29 de abril de 1998, d Decreto nº 2.574, que regulamenta a Lei nº 9.615, conhecida por Lei Pelé, confirmou a CBDU como Entidade de Administração do Desporto Universitário Brasileiro e lhe concedeu poderes e deveres equivalentes às demais entidades de administração do desporto.

Objetivos

A CBDU tem por objetivo a estruturação do desporto para os estudantes universitários e a sensibilização das autoridades para o desenvolvimento e a melhoria da prática desportiva no âmbito das Instituições de Ensino Superior.

A filosofia da CBDU está baseada nas noções de amizade, fraternidade, perseverança, integridade, cooperação, esforço e esporte limpo. A intenção é estimular os jovens a conquistar, por meio dos valores morais, êxito na vida acadêmica e na carreira esportiva.

Dentro deste espírito, a CBDU organiza competições e eventos nacionais e participa, representando o Brasil, dos campeonatos internacionais realizados pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU). Dessa forma, a CBDU viabiliza a atuação dos melhores alunos-atletas no mais alto nível do desporto mundial.

Eventos

Responsável pela gestão e organização das competições universitárias em âmbito nacional, a CBDU promove, atualmente, dois grandes eventos em seu calendário anual: a Liga do Desporto Universitário (LDU) e as Olimpíadas Universitárias – JUB’s (OUJUB’s).

A Liga do Desporto Universitário engloba os campeonatos brasileiros universitários em diversas modalidades, tais como Lutas (karatê, judô e taekwondo), Tênis, Tênis de Mesa, Xadrez, Futebol de Campo, Futsal, Handebol, Vôlei, Basquete e, também, modalidades de areia. A cada ano a LDU reúne milhares de alunos-atletas nas etapas estaduais e nacionais.

As Olimpíadas Universitárias – JUB’s são o maior evento esportivo da categoria universitária, referência dentro e fora do país, e congrega mais de três mil jovens alunos-atletas em sua fase nacional. Oito modalidades compõem o programa das OUJUB’s: atletismo, natação, judô, xadrez, futsal, handebol, vôlei e basquete. O formato atual das OUJUB’s é fruto da parceria entre CBDU, Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Ministério do Esporte e Organizações Globo iniciada no ano de 2005.

Estudantes universitários e Instituições de Ensino Superior (IES) de todo país podem participar das competições da CBDU e as inscrições devem ser efetuadas através das Federações Universitárias Estaduais (FUE’s).

As competições esportivas promovidas pela CBDU permitem e motivam a continuidade dos programas desportivos nas Instituições de Ensino Superior, estreitando cada vez mais o contato entre os segmentos ligados ao Desporto Educacional e aos meios político, acadêmico e esportivo.

Além do esporte, a CBDU também promove e organiza atividades culturais e científicas, como o Fórum CBDU, que buscam a integração da comunidade universitária para discutir e desenvolver em simbiose projetos relacionais à Educação, Cultura e Desporto.

Localização

A sede da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) está localizada em Brasília (DF), capital nacional, no seguinte endereço:

SGAN 905, Conjunto D, Brasília (DF), CEP: 70.790-050.
Telefone de Contato: 61.3447.1113
E-mail: cbdu@cbdu.org.br