2015-03-10 - Atualizado em 2015-04-16 00:36:12

Universíade Gwangju 2015 se aproxima

Por Everton Melo

Logo oficial do evento. Foto: Gwangju2015 OC

A 28ª Universiade de verão 2015 está cada vez mais próxima. De 3 a 14 de julho, a cidade de Gwangju, na Coréia do Sul, receberá o segundo maior evento poliesportivo do mundo, atrás apenas dos Jogos Olímpicos. Esta a segunda vez que o país sul-coreano sedia o evento, em 2003, Daegu foi o palco da 22ª Universiade. Cerca de 10.000 tletas de aproximadamente 170 países participam da competição que acontece a cada dois anos.

A Universiade é organizada pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), entidade responsável pelas competições universitárias oficiais ao redor do mundo. A importância da Universiade é sempre valorizada por ser uma competição antecipa muitos dos medalhistas olímpicos. Uma pesquisa realizada pela FISU, 48% dos medalhistas em Olimpíadas também já conquistaram medalhas em Universiades.

Para a edição da Coreia do Sul 21 modalidades serão disputadas: 13 oficiais (Futebol, Voleibol, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Natação, Judô, Tênis, Tênis de mesa, Esgrima, Polo Aquático, Saltos Ornamentais, Atletismo e Basquete) e 8 opcionais, escolhidas por cada cidade-sede (Arco e Flecha, Badminton, Baseball, Golf,  Remo, Tiro ao alvo, Taekwondo e Handebol).  

O Brasil manterá sua participação histórica no evento, levando mais uma vez uma delegação com os melhores atletas universitários do país. Na última edição realizada em Kazan, Rússia 2013, tivemos a seleção verde e amarela recorde com 201 atletas. Foram 11 medalhas conquistadas: Ouro (bicampeão) com Arthur Zanetti nas argolas (G.A), Rochelle Nunes e Ketleyn Quadros no Judô e Ronald Julião no lançamento de disco (Atletismo); Prata com a Seleção Feminina de Vôlei, Rochele Nunes no judô e Anderson Henriques nos 400m rasos (Atletismo); Bronze com a Equipe Masculina de Judô, Seleção Feminina de Futebol, Rafael Buzacarini e David Silva no judô.

Nos próximos meses a CBDU começará a preparação para a formação da Delegação Brasileira para Gwangju 2015. Em breve mais informações serão disponibilizadas no site da CBDU. No site oficial do eventowww.gwangju2015.com e da FISU www.fisu.net também podem ser encontrados mais detalhes sobre a Universiade Gwangju 2015.

Mais informações podem ser encontradas aqui no site oficial da CBDU, www.cbdu.org.br  além de fotos, novidades e curiosidades disponíveis nos nossos perfis das redes sociais: Facebook – CBDUTwitter -@CBDUInstagram – CBDU e youtube – CBDUTV.