O transporte é parte fundamental para o bom andamento das competições e a satisfação dos atletas
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024 estão em pleno andamento em Brasília, e o transporte dos quase 7 mil participantes é um fator crucial para o sucesso do evento. Se olharmos para os números do transporte aéreo, com aproximadamente 1.576 atletas chegando de 12 estados para o Distrito Federal, podemos compará-los a cinco viagens à Lua ou 50 voltas ao redor da Terra: ao todo, são 1.972.920 km percorridos pelos universitários, somados.
Um sistema de transporte terrestre coordenado foi montado para logística dos atletas, com 50 ônibus, 47 vans e 72 carros operando. A equipe de transportes conta com 16 pessoas, mais os motoristas, e trabalha para assegurar que todos os atletas e delegações se movimentem com agilidade e segurança, mesmo nos horários de pico.
A escolha de Brasília como sede do JUBs também se mostrou acertada. Por ser uma cidade planejada, os deslocamentos entre os hotéis e os locais de competição levam pouco tempo.
“A experiência de transporte está alinhada com a tradição da CBDU [Confederação Brasileira do Desporto Universitário] em Brasília, que já havia realizado outras edições do JUBs. Com motoristas familiarizados com a rota e as necessidades das equipes, o fluxo tem sido tranquilo”, garante Felipe Fonseca, coordenador da área. Apesar de desafios climáticos, como chuvas que atrasaram algumas competições, a resposta tem sido positiva.
Nos horários de maior movimento, como nas modalidades coletivas, a equipe se esforça para minimizar os tempos de espera, garantindo que os atletas cheguem a tempo para suas competições e também retornem a tempo para alimentação e outras atividades no CICB.
Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.