Aconteceu hoje (22) no Estádio Olímpico em Goiânia – Goiás, os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Rugby 7 2021. Ao todo, quatro Instituições de Ensino Superior participaram da disputa: Universo – FGDU/GO (feminino), Uniateneu – FUCE/CE (masculino e feminino), UFG – FGDU/GO (masculino), e UFT – FTDU/TO (masculino). A competição também funcionou como seletiva para o pan-americano universitário, que acontece em La Plata, na Argentina, ainda sem data definida.
Fotos: CBDU/JP Rodrigues/Collab Clichê
A disputa feminina – entre Universo – FGDU/GO e Uniateneu – FUCE/CE aconteceu no formato melhor de três, com as duas equipes se enfrentando diretamente em busca do título. Porém, conhecemos a campeã já no segundo confronto, não sendo necessário o terceiro. A Universo, jogando em casa, não deu chance para a adversária cearense, e venceu a primeira partida por 17 a 5, com 3 tries e 2 conversões. No segundo jogo, a equipe de Goiânia marcou 4 tries e 2 conversões, totalizando 24 pontos no placar final contra 5 da Uniateneu. Com a vitória, a Universo vence o JUBs Rugby 7 2021 e soma mais um título na semana para a Instituição, que também venceu no JUBs Futebol; masculino e feminino. Destaque da partida para a atleta Lorena Dantas, da Universo; que contabilizou 4 tries ao longo da competição, e também para a camisa 7 da Uniateneu, Danyela Alves, protagonista do time.
Lorena Dantas, camisa 12 da Universo, comenta sobre o retorno aos gramados e a conquista do título: “Essa vitória está sendo muito boa pra gente porque os times estão desenvolvendo bastante agora, a gente está refazendo o nosso time, depois dessa pandemia né, todos os times estão refazendo né. É muito gratificante ganhar esse título agora, com o time novo, jovem”.
Já no masculino, a competição foi no formato de grupo, no qual todos jogaram contra todos e as duas melhores classificadas disputaram a final. Na partida entre UFT – FTDU/TO e Uniateneu – FUCE/CE, a equipe de Tocantins levou a melhor por 19 a 5, com quatro tries e duas conversões. No segundo jogo, a equipe cearense enfrentou a UFG – FGDU/GO, e também não se saiu bem no placar: Uniateneu 26; UFG 0. A final então foi entre a UFG e a UFT. Em um jogo acirrado e emocionante, que parecia ganho para a UFT, o time da Universidade Federal de Goiânia reagiu e virou o placar: 10 a 5 para a UFG e o título de campeão universitário brasileiro.
Humberto Batista, atleta da equipe campeã, comemora a vitória: “Sair campeão era nosso sonho, tem dois JUBs que a gente bateu na trave, São Paulo e Recife. Eu sou o capitão desde então, foi tirar o gosto ruim e toda essa dificuldade, tudo o que a gente passou foi muito bom, não teria um cenário melhor para voltar do que esse, foi perfeito. Agradeço todos os meus companheiros, joguei por todos, todos, e eles jogaram por mim, e assim não tem como o título não ser nosso”.
________________
O JUBs Rugby 2021 é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e Federação Goiana de Desportos Universitários (FGDU). Apoio: Kempa, Ícone, Spalding e Uhlsport. Apoio local: Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Estado de Goiás.