Aconteceu hoje (27) no Palácio do Buriti em Brasília – DF, o lançamento oficial da Capital Federal como sede dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2021. A solenidade foi realizada pela CBDU em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) do Distrito Federal. O JUBs Brasília está planejado para acontecer entre os dias 10 e 18 de outubro, e estima reunir aproximadamente 4,5 mil estudantes atletas de 890 universidades do país.
Fotos: CBDU/JP Rodrigues/Collab Clichê
A cerimônia seguiu os protocolos sanitários e reuniu atletas, ex-atletas e autoridades – entre elas: Paco Britto – Vice-Governador do Distrito Federal, Giselle Ferreira – Secretária de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, João Roma – Ministro da Cidadania, Júlio César – Deputado Federal do DF e Rogério Sampaio – Diretor Geral do Comitê Olímpico Brasileiro. Também marcaram presença os ex atletas universitários e embaixadores do JUBs 2021: Maurren Maggi, Felipe Wu e Daiane dos Santos.
Luciano Cabral, presidente da CBDU, também esteve presente e comentou sobre o evento: “Lançar o JUBs de forma oficial é extremamente importante para sua realização, pois dialogamos diretamente com os principais parceiros, Governo do Distrito Federal, Governo Federal, os parceiros locais e inciativa privada, que irão compor a força de trabalho necessária para o evento. A gente fica muito feliz com a representatividade que a gente teve no evento, a presença de vários ex-atletas olímpicos que hoje ocupam lugar de destaque na nossa sociedade, seja na política, na iniciativa privada, militando pelo esporte – e todos com a narrativa que passaram pelo universitário. Esse é o papel da CBDU, de ajudar os atletas de alto rendimento a se desenvolverem no Ensino Superior, mas sobre tudo, ajudar os universitários do nosso país a serem forjados nas suas respectivas profissões com os valores do esporte”.
Giselle Ferreira, Secretária de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal, destacou que a realização do JUBs em Brasília é um presente para a cidade: “Ainda mais com a pandemia, nós sabemos como esporte é importante, as pessoas praticarem atividade física, entenderem que o esporte é muito mais que lazer; é saúde, e educação. Quanto mais nós vermos nossos ídolos estudando, os heróis serão os exemplos, e o exemplo arrasta. Brasília vai receber todos de braços abertos, nós temos um coração grande e vamos receber todos vocês com muito carinho”.
O JUBs se caracteriza como a maior competição universitária da América Latina, e para esse ano estima utilizar 25 praças esportivas, entregar 2107 medalhas e 189 troféus. Ao todo, o evento também deve movimentar R$11,7 milhões na economia local, fornecer 33 mil hospedagens em 20 hotéis e 56 mil refeições. E também, graças a sua realização – e demais eventos da CBDU – 16 mil bolsas de estudo na rede particular de Ensino Superior são ofertadas.