Por João Paulo Fernandes
Os E-Sports estão cada vez mais virando sensação, tendo números exorbitantes em transmissões via streaming e pré-pandemia em algumas competições chegavam a lotar estádios de futebol. Dentro dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) a modalidade foi inserida em 2016 e em 2020 em campeonato de forma remota chegaram a ter 4500 inscritos.
No meio universitário a procura pelos jogos só cresce e isso impactou no número de modalidades que hoje são seis: Clash Royale, Counter Strike GO (CS GO), Free Fire, Futebol Eletrônico (FIFA), League of Legends (LoL) e Poker.
O coordenador de E-Sports da CBDU, Sérgio Medeiros revelou que o crescimento dos esportes eletrônicos vem sendo crescente no meio universitário. “No JUBs em 2016 começamos apenas com o FIFA, em 2017, com FIFA e League of Legends (LoL). Depois disso, os esportes eletrônicos começaram a ter maior engajamento e maior público nas universidades.”,disse Sérgio
O sucesso do E-Sports foi tão grande que a demanda do público só cresceu e surgiu a necessidade de eventos maiores e também de uma coordenação específica voltada para esportes eletrônicos. “Com a pandemia teve uma procura maior até por não poderem praticar os esportes tradicionais. A gente experimentou fazer uma competição online de E-Sports, principalmente na modalidade LoL e a demanda foi muito grande.” revelou o coordenador de E-Sports.
Sérgio revelou que a CBDU pretende aumentar esse número de modalidades: “A gente tem algumas variantes de jogos eletrônicos. Existem vários jogos que valem a pena ir inserindo aos poucos e estar fazendo testes em micro competições ou em desafios para vermos como o público reage para ir inserindo aos poucos dentro do cenário universitário”, contou Sérgio.
O coordenador de E-Sports da CBDU revelou que com a melhoria da pandemia, a Confederação pretende aumentar o número de jogadores futuramente e também abrir ao público que poderá conhecer o esporte de forma presencial. ”Ao contrário do que muitos imaginam, a torcida nos E-Sports dá um calor no jogo e os atletas sentem isso durante o jogo pois dá um ânimo a eles, às vezes até com maior vibração que os esportes tradicionais”, revelou Sérgio.
Thiago Serejo, jogador de FIFA da Universidade de Pernambuco (UPE), está no seu primeiro JUBs presencial e descreveu sua primeira experiência como “incrível”. “Toda sugestão que demos de melhorias, a organização atendeu e estão dando apoio que o pessoal do E-Sports precisa. É uma competição bem gostosa de jogar, dividir arquibancada com outras pessoas, fazer amizades e até torcer para times de outros estados sem ser o meu “, contou o jogador de e-sports.
Serejo conta que através dos campeonatos organizados pela CBDU ele se inseriu de vez no E-Sports. “Eu jogava FIFA de forma recreativa, mas quando entrei na faculdade de 2020 disputei o Campeonato Brasileiro e me inseri de vez no cenário nacional,” revelou o pernambucano.
Hoje estando entre os quatro melhores do país no meio universitário, Serejo é o único dos quatro jogadores que não tem equipe profissional. Foi finalista no último campeonato e neste JUBs ficou com o 4 º lugar. “Há um ano e meio atrás eu não imaginava estar onde estou agora”, confessou Thiago Serejo Os E-Sports tiveram mais uma vez a transmissão na plataforma de streaming da Twitch. “Aumentando a estrutura das competições como a CBDU está nos proporcionando, conseguiremos expandir cada vez mais os jogos eletrônicos.”, finalizou Sérgio.
Serviços
Os Jogos Universitários Brasileiros – Brasília 2021 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), do Governo do Distrito Federal e da Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU). Patrocínios JUBs Brasília 2021: Banco do Brasil e Monster Energy. Patrocínios CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.
Acompanhe nossas redes sociais – Instagram, Twitter, Facebook, Tik Tok, Twitch e YouTube para não perder nenhum detalhe da programação.