A Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) apresentou na última semana, em Lausanne – Suíça, uma sugestão de novas logomarcas para as Federações Esportivas Universitárias Continentais. A proposta aconteceu durante a primeira reunião do Comitê Executivo da FISU de 2020, e tem como objetivo padronizar as logos das Federações membro da FISU.
É comum, há algum tempo, que cada Federação Continental utilize o seu nome e identidade visual próprio. No entanto, a mudança nas nomenclaturas começou com a FISU America, que antes se chamava Organização Desportiva Universitária Pan-Americana (ODUPA). A alteração foi feita visando a padronização dos nomes das Federações Continentais. Depois da pioneira FISU America, a Oceania também aderiu e passou de Associação Esportiva Universitária da Oceania (OUSA) para FISU Oceania.
No quesito visual, a mudança veio em janeiro, após as mudanças de marca apresentadas pela FISU. A FISU America adotou um novo formato de logomarca, que acompanhasse a da Federação Internacional. A FISU então reconheceu a nova logomarca proposta pela federação do continente americano e sugestionou uma nova logomarca para cada Federação Continental. A adoção dessa nova identidade visual pelas federações é facultativa.
Durante reunião do Comitê Executivo da FISU, na semana passada, o Diretor de Marketing da FISU, Christian Monzani, expressou satisfação pelo fato da nova identidade visual da FISU ter recebido reações positivas das Federações membros e do meio esportivo como um todo. “Recebemos muitos comentários positivos”, disse Monzani.
“Nossas Federações Desportivas Universitárias Nacionais e também membros continentais estão abordando a nova identidade com entusiasmo e recebemos pedidos deles para desenvolver também os logotipos continentais e nacionais, de acordo com a identidade da FISU”, esclareceu.
Monzani, juntamente com Adelia Faizulina – Gerente de Branding e Marketing da FISU, também apresentou os próximos passos e diretrizes para migração global do novo visual.