De olho no JUBs Praia! Hoje a pílula esportiva é sobre a modalidade beach tennis, um dos 10 esportes que integram a competição. A modalidade surgiu em 1987 na Itália, mas só começou a se profissionalizar em 1996. No Brasil, o beach tennis chegou somente em 2008, nas praias cariocas, e desde então vem crescendo por todo o país. De acordo com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT), entidade reguladora da modalidade, Rio de Janeiro, Fortaleza, Santos, Vitória, Florianópolis, Porto Alegre, Guarujá, João Pessoa, Salvador, Campina Grande, Natal, Brasília, Maringá e São Paulo são os locais com mais praticantes.
O Brasil detém o título de segunda maior força do mundo no esporte, segundo a ITF; atrás apenas da Itália. O sucesso do beach tennis no Brasil e no mundo é graças a facilidade com que uma pessoa aprende a jogar, e também pela diversão que ele proporciona; em um ambiente leve e descontraído. O esporte mistura a dinâmica do tênis tradicional, do vôlei de praia e do badminton, e suas regras ainda sofrem modificações com os anos.
A pontuação é como no tênis de quadra, no formato 15/30/40, porém, o 40 x 40 é sem vantagem; vence o game quem fizer o ponto decisivo. A quantidade de games pode variar de acordo com a organização da competição, mas geralmente é feito em 6 games para partidas simples e 9 para duplas e, em caso de empate, disputa-se o tie break – vence quem fizer 7 pontos com diferença de 2 pontos.
Diferentemente do tênis de campo, que exige silêncio do público, o beach tennis permite um clima relaxado e até mesmo com música. No campo, a bola pode dar até um quique na quadra, já na areia, casso isso aconteça, é ponto do adversário. Outra diferença da modalidade de campo, é o saque: na areia o jogador tem apenas uma chance, contra duas no campo. Por conta disso, no beach tennis os jogadores não sacam para tentar um ‘ace’, e sim para colocar a bola em jogo.
E por falar em bola… o material das duas – campo e areia – é igual, porém, elas diferem no quesito pressão e nas cores. A bolinha do beach tennis é despressurizada, e sempre metade amarela e metade laranja, facilitando a visibilidade em situações de claridade muito forte.
Relembre o pódio da modalidade no JUBs Praia 2021:
Individual feminino
1º Akter Alessandra – UNINASSAU/PE
2º Mariana Peracini – Estácio/GO
3º Luiza Goggi – Fac. Cathedral/RR
Dupla feminina
1º Luíza e Melina – Fac. Cathedral/RR
2º Isabela e Andyara – UNISALES/ES
Dupla mista
1º Luíza e Rodrigo – Fac. Cathedral/RR
2º Akter e Daniel – UNINASSAU/PE
3º Diogo e Melina – Fac. Cathedral/RR
Individual masculino
1º Henrique Borghi – UNIT/AL
2º Igor Araújo – UNIFACS/BA
3º Mateus Moura – UNIT/SE
Dupla masculina
1º Henrique e Pedro – UNIT-AL
2º Rodrigo e Diego – Fac. Cathedral/RR
3º UFAM/AM
Nos vemos no JUBs Praia 2022!
O JUBs Praia 2022 acontece de 28 de abril a 4 de maio na Praia de Canoa Quebrada, em Aracati – Ceará, e é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE). Apoio local: Prefeitura Municipal de Aracati e Governo Estadual do Ceará. Patrocínio: Kempa, Ícone e Spalding.