Contagem regressiva para Campeonato Mundial Universitário de Orientação (World University Championship – WUC Orienteering): falta um mês! A competição acontece de 17 a 21 de agosto, na região de Magglingen, na Suíça, e contará com 4 arenas e 3 tipos de terreno. E vai ter Brasil na Suíça sim! Teremos 4 representantes; 2 mulheres e 2 homens. A participação dos atletas está sendo oportunizada pela CBDU em parceria com a Confederação Brasileira de Orientação (CBO).
De acordo com a CBO, o critério majoritário para a seleção dos atletas foi o ranking da Confederação. Foram utilizados o Ranking Nacional de Orientação (RNO) e o Ranking Nacional de Orientação Sprint (RNS) atualizados até o Campeonato Brasileiro de Orientação 2022. Além disso, os atletas selecionados também tiveram que atender aos seguintes critérios:
- Ter nacionalidade do país que representará;
- Ter no mínimo 18 anos e no máximo 25 no dia 31 de dezembro do ano do evento (para 2022 os atletas devem ter nascido entre 01/01/1997 e 31/12/2004);
- Estar regularmente matriculado em uma Instituição de Ensino Superior, ou ser ex-aluno de uma Instituição de Ensino Superior com diploma datado do ano anterior à realização do evento (2021).
Confira quem são os representantes do Brasil na competição:
Os técnicos Jonathan da Rosa Palinski e Isabella Resende de Carvalho também seguem para a Suíça rumo ao Campeonato. Essa é a terceira vez que o país organiza o Mundial Universitário de Orientação. A primeira vez foi em 1980, em St. Gallen, e a segunda em 1994, em Fiesch. Já a região sede de 2022 – Magglingen – recebeu várias grandes competições da modalidade, como o Campeonato Europeu de Orientação Juvenil em 2008 e mais de dez Campeonatos Suíços na última década.
Até o momento 29 países estão confirmados na competição: Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Bulgária, Canadá, China, República Tcheca, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Grã Bretanha, Hungria, Irã, Irlanda Itália, Japão, Nepal, Nova Zelândia, Noruega, Polônia, Eslováquia, Espanha, Suíça, Suécia, Ucrânia e Estados Unidos. E nós já estamos na torcida pelos nossos atletas, bora Brasil!