Por Julita Bittencourt – voluntária de imprensa Mundial Universitário de Vôlei de Praia 2022
Um dos ícones do vôlei de praia brasileiro está marcando presença no Mundial Universitário de Vôlei de Praia, realizado em Maceió – AL até sábado, 10 de setembro. O capixaba José Loiola, atleta olímpico do voleibol de praia, veio à competição como técnico dos Estados Unidos.
Loiola teve seus anos de ouro ao lado de Anjinho conquistando diversos títulos nos anos 90 no Brasil e mundo afora. O ex-voleibolista também fez dupla com Emanuel Rego, campeão olímpico, com quem conquistou a medalha de ouro no Mundial de Vôlei de Praia de 1999, na França. Após se aposentar das quadras de areia, José Loiola resolveu tornar-se treinador nos Estados Unidos em 2019, onde já comandou equipes que disputaram olimpíadas e o circuito mundial.
Recentemente ele foi contratado pelo US Volleyball, como explica Loiola: “Fui contratado para um projeto de desenvolvimento de atletas novos entre a base e o profissionalismo e começamos há quatro meses”.
Em Maceió, no Mundial, o ex atleta brasileiro veio comandar seis duplas americanas, três femininas e três masculinas. Loiola falou do desempenho dos americanos no Mundial: “As equipes estão boas e fortes, acho que o nível da competição cresceu um pouco e a gente está tentando fazer o melhor que a gente pode. Costumo dizer que a competição começa agora a partir dos playoffs!”.
Em Maceió, Estados Unidos e Brasil protagonizaram uma das melhores partidas do Mundial até o momento. O jogo entre as brasileiras Talita e Kyce e as americanas Scoles e Harward foi de tirar o fôlego. O Brasil levou a melhor no tie-break após uma partida acirrada.
Jose Loiola falou da rivalidade entre EUA e Brasil no esporte: “Acho que a gente não pode esquecer de onde veio o voleibol, da Califórnia. Mas no Brasil conseguimos desenvolver um voleibol muito forte, aprendemos a ser profissionais e acho que isso fez toda a diferença. Eu tive a oportunidade de trazer, ao lado do Anjinho lá nos EUA, um pouco dessa bagagem para o voleibol de praia brasileiro. E sempre vai existir essa rivalidade”.
A atleta americana Lexy Denarburg não poupou elogios ao treinador brasileiro: “Loiola é incrível! Honestamente ele me ajuda muito tanto quanto pessoa como jogadora de vôlei. Ele sabe muito sobre jogo e eu adoro muito aprender com ele. Eu sou super grata por ter ele como técnico e ídolo”.
O treinador da delegação americana elogiou a dupla brasileira Talita e Kyce pela vitória contra Scoles e Harward. “Sem desmerecer a equipe do Brasil, mas elas jogaram muito bem, souberam aproveitar as oportunidades. Nossa equipe não jogou bem o segundo e o terceiro set, mas é um aprendizado e é importante isso acontecer”.
Loiola agradeceu o carinho e falou da sensação de ser uma referência no esporte. “É sempre gratificante saber que o que foi feito lá atrás, está dando frutos hoje em dia. Acredito que o vôlei de praia tem condições de crescer ainda mais aqui, ter mais investimentos”.
O Mundial Universitário de Vôlei de Praia começou na manhã de terça-feira, 6 de setembro, e as partidas estão sendo realizadas na arena montada na Praia de Pajuçara, na capital alagoana. São vinte e três delegações competindo ao longo de 4 dias de competição. A competição está sendo transmitida pela FISU.TV e tem cobertura integral através do perfil oficial no Instagram, @maceió2022_.