Começam as apresentações da modalidade acadêmico no JUBs Brasília 2022

Realizado pela primeira vez em 2016, o Acadêmico é uma das 28 modalidades presentes no JUBs Brasília 2022 

Por Arthur Martins – Voluntário de Imprensa JUBs Brasília 2022

As apresentações do JUBs Acadêmico começaram nesta terça-feira, 20, às 10h nas salas 406 e 407 do Centro Internacional de Convenções do Brasil. Nesta edição, 25 estudantes atletas credenciados representarão 19 diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) distribuídas em 17 unidades federativas. São 13 homens e 12 mulheres.

Créditos: PC Cavera/Light Press/CBDU

O JUBs Acadêmico tem como objetivo classificar os melhores artigos científicos produzidos por graduandos ou pós-graduandos que se relacionem obrigatoriamente com o esporte, incentivando a produção científica e promovendo o espírito de competição dentro da área acadêmica. Trabalhos que já tenham sido publicados não são aceitos de forma alguma. 

Graduando em Educação Física na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Vinícius Silva voltou a Brasília para defender a medalha de ouro conquistada em 2021, dessa vez com outro artigo. “A minha expectativa para o evento é que seja realmente um JUBs Acadêmico que vem todo ano melhorando, então acredito que venha trabalhos cada vez melhores. Isso faz com que a gente tenha networking e conheça outras pessoas”, diz o estudante.

“É uma modalidade muito importante que tem crescido dentro do JUBs. É importante no sentido de estudar o esporte. Todos os trabalhos que estão aqui são, de uma maneira ou outra, atrelados ao esporte e isso favorece as pesquisas do ramo esportivo. O maior benefício é para a pessoa que participa. O próprio estudante que se inscreve tem um ganho muito grande. Desde a primeira vez que participei, vejo em mim mesmo o tamanho da evolução que já tive. Me ajudou, ajudou uma outra pessoa de Minas Gerais, mas é muito maior do que isso. A gente acaba atingindo o Brasil todo. A partir do Vinícius, consegue incentivar que outra pessoa venha e forme uma enorme reação em cadeia bem legal”, completou o pesquisador. 

Na primeira edição, em 2016, 16 trabalhos foram apresentados. No ano seguinte, o número saltou para 21 e em 2018 para 26 artigos. Em 2019, o Acadêmico atingiu seu ápice com 27 pesquisas avaliadas. Motivada pela pandemia, a edição de 2020 foi realizada remotamente e com 16 competidores. Já no ano passado, 18 estudantes enfrentaram a banca. 

A banca avaliadora deste JUBs Acadêmico é formada por três mulheres: Sabrina Furtado, Profª Draª Isabela Ramos e a Profª Draª Andressa Contreira, escolhida a Presidente da comissão. Andressa é graduada em Educação Física na Universidade Federal de Santa Maria, pós-graduada em Atividade Física e Saúde, mestre com enfoque em Comportamento Motor pela Universidade do Estado de Santa Catarina, doutora e pós-doutora em Psicologia do Esporte e do Exercício pela Universidade Estadual de Maringá. Hoje, Andressa é docente na Universidade Estadual do Amazonas e continua pesquisando sobre esporte, exercício e desenvolvimento motor. 

“Conhecer temas diversos que são realizados em função do esporte é um aprendizado também para os professores que vêm para a banca. Então, acho que essa experiência é muito rica, tanto para os acadêmicos que vem participar. Esse formato de competição é realmente uma motivação para os atletas, porque eles se motivam a organizar as apresentações, os slides, fazer trabalhos acadêmicos de qualidade com procedimentos metodológicos organizados. Tudo que tem em um trabalho científico que é desenvolvido na academia, na universidade, eles trazem pra cá com bastante qualidade. Acredito que essa é a riqueza de participar desse projeto: ver o quanto os trabalhos têm qualidade, ampliar a verificação do que vem sendo estudado no esporte e também conhecer a qualidade metodológica dos trabalhos que são estudados”, diz a avaliadora que está em seu primeiro JUBs.

Veja abaixo os trabalhos apresentados no primeiro dia:

  • “A influência do esporte para a terceira idade” de Gabrielly Maria Rocha Campos (UFPI-PI)
  • “O esporte e a ressocialização de ex-presidiários: uma revisão integrativa” de Breno da Silva Sousa (FIED-CE)
  • “Sistema: instrumento de avaliação do desempenho no futsal” de Samuel Henrique de Souza Céfalo (UFGD-MS)
  • “O esporte universitário na agenda retórica presidencial brasileira (1989-2022)” de Ana Caroline Baleeiro Silva (UESB-BA)
  • “A atenção dada ao esporte universitário nas eleições de 2018” de Murilo Andrade Santos (UESB-BA)
  • “Efeitos da prática esportiva (modalidade basquetebol) para a comunidade de baixa renda na cidade de Boa Vista-RR” de Iara Ayane Souza Nascimento (CESUMAR-RR)
  • “Quantificação de variáveis cinemáticas e motoras na canoagem paralímpica através da câmera de ação: um estudo exploratório” de Pedro André da Silva Lins (UNIVASF-PE)
  • “Gênero e ginga: motivos que levam mulheres à prática da capoeira angola” de Sandy Cristine Prata de Oliveira (UFU-MG)
  • “Risco cardiológico em atletas de alto rendimento: uma revisão integrativa” de Eloiza Muniz Caparros (UNICESUMAR-PR)

A programação prevê que todas as apresentações e a fase final do torneio ocorram até a tarde de sexta-feira, 23. Todas as bancas são abertas ao público.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS