O judô é uma das 11 modalidades em que o Brasil terá representantes nos Jogos Mundiais Universitários. O Desafio Universitário de Judô acontece no mesmo período e espaço dos JUBs Seletivas. A competição é classificatória para o mundial, em Chengdu, China. As disputas da categoria masculina aconteceram nesta terça-feira (13), enquanto as lutas da categoria feminina acontecem na quarta-feira (14), durante toda a manhã, no piso 3 do Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Participam do desafio atletas de várias partes do país que foram indicados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e os que estiveram no pódio dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs de 2022, realizado em Brasília, em cada categoria.
Um dos grandes nomes do judô na campanha brasileira em jogos mundiais universitários (antiga Universíade) é a atleta olímpica Ketleyn Quadros, que conquistou a medalha de ouro no mundial universitários 10 anos atrás, em Cazã, na Rússia.
Buscando repetir o mesmo feito, o atleta Diego Ismael da Cruz, que compete pela UniBH, garantiu a classificação para a China vencendo as suas três lutas do dia. “Eu acho que eu estou preparado e a expectativa são as melhores para chegar lá, fazer uma boa competição e conseguir uma medalha em um campeonato mundial, que é algo inédito para mim”.
_________________
Os JUBs Seletivas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal. Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.