Basquete do Rio de Janeiro volta à 1ª divisão dos JUBs

Por Alexandre Santos

O estado do Rio de Janeiro foi protagonista na 2ª divisão do Basquetebol nos Jogos Universitários Brasileiros de 2023. O time feminino da UNINASSAU-RJ e o masculino do Centro Universitário Celso Lisboa-RJ alcançaram a final de suas respectivas competições e conseguiram o acesso.

Ambas as equipes chegaram invictas à decisão, somando quatro vitórias em quatro partidas realizadas. Com o feito, os próximos campeões estaduais universitários do Rio de Janeiro vão ter a oportunidade de jogar a 1ª divisão dos JUBS em 2024.

“Ano passado, foi minha equipe que caiu de divisão. Queria muito ganhar a fase estadual para poder ter a chance de recuperar. Jogamos em 2022 com uma equipe desfalcada, e mesmo assim acho que não deveríamos ter caído. Para 2023, juntamos um time qualificado e não demos margem às adversárias nessa campanha até o acesso”, lembrou Guilherme Vos, treinador da UNINASSAU.

Basquete feminino da UNINASSAU-RJ – Foto: Saulo Cruz / CBDU

Na final da 2ª divisão, a equipe feminina da UNINASSAU-RJ acabou sendo derrotada pela UNICESUMAR-PR, por dois pontos de diferença. Mas nada que apague o sentimento de dever cumprido por parte da delegação carioca.

“Enfrentamos um adversário que também é tradicional na 1ª divisão, o Paraná. Foi um jogo apertado, o detalhe poderia ter sido ao nosso favor. Erros acontecem em quadra, o jogo é uma soma dos 40 minutos. Mas o importante foi ter atingido o objetivo do acesso”, completou Guilherme.

_____________________

Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS