Deu Brasil na final masculina da FISU University World Cup Football! A competição, que aconteceu em Jinjiang, na China. A Universidade Paulista (UNIP) conquistou o título após a vitória, nos pênaltis, contra a State University of Trade and Economics, da Ucrânia.
No tempo normal, o jogo encerrou em 1×1 com gol de Matheus Chulapa, que empatou a partida e a disputa seguiu para os pênaltis. Na última cobrança, goleiro contra goleiro. Defesa brasileira e título inédito para a universidade. Em 2022, a mesma equipe conquistou o ouro no FISU America Games (Pan-americano universitário), em Mérida, no México.
Na decisão feminina, o Brasil ficou com medalha de prata no duelo contra Beijing Normal University, da China. No tempo normal, o jogo encerrou em 2×2. Na disputa de pênaltis, a UNIP foi superada pelas donas da casa – cinco pênaltis convertidos contra quatro do Brasil.
A atleta Thuany Siridakis lamentou a derrota, mas saiu satisfeita com a experiência na competição.
“É claro que queríamos ser campeãs, mas, infelizmente, acabamos perdendo. Os penaltis foram duros, vai doer bastante, mas a gente tem que aprender a aplaudir os outros, para quando chegar a nossa vez a gente também saber saborear a sensação de ser campeã”.
O presidente da CBDU, Luciano Cabral, comemora o feito dos atletas e celebra o título nunca antes conquistado pelo Brasil.
“Estamos muito felizes pelo vice-campeonato mundial feminino de futebol. É um resultado expressivo para o futebol feminino universitário brasileiro, além de comemorar de maneira especial o título do futebol masculino, que é inédito. Celebramos, junto à UNIP, esse resultado”.