Águas abertas: modalidade estreia no JUBs Praia

Prova aconteceu na praia de Copacana, em frente ao posto 5

Foto: Célio Júnior/CBDU

A grande novidade dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Praia de 2024 foi a natação de águas abertas. A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) decidiu adicionar a modalidade ao programa esportivo devido a demanda dos próprios atletas e a um acordo com a Confederação Brasileira de Desporto Aquáticos (CBDA).

A competição, que acontece no Rio de Janeiro, conta com mais de 1.500 atletas e 12 modalidades.

A prova foi realizada na sexta-feira (24), na Praia de Copacabana, em frente ao posto 5. O naipe feminino largou às 9h e o masculino às 10h. O percurso foi de 3 km para ambos.

Medalhistas

Letícia Paula Silva, da UNIP-SP, se tornou a primeira campeã brasileira universitária da modalidade. A reta final foi apertada, mas a atleta garantiu o título com o tempo de 0:25:51.

O segundo lugar, que ficou com Claudine Conceição, da Estacio-FIB-BA, fez o tempo de 0:25:55. E Laura Grossl, da Univilli-SC, chegou em terceiro com o tempo de 0:25:59.

Já no masculino, o título inédito ficou com Lucas Davesac, da Univali-SC. O atleta terminou a prova em 0:21:57 e garantiu o ouro.

O segundo lugar ficou com Guilherme Sperandio, da Unicesumar-PR, que concluiu a prova com 0:22:04. Heitor Raiol, da Uninassau-MA, ficou com o bronze depois de terminar a prova em 0:22:26.

Sobre a Letícia

Letícia é natural de Belo Horizonte e tem 20 anos. Atualmente, está cursando o 4º semestre de direito na UNIP de São Paulo.

E, acredite ou não, foi a primeira vez que a atleta competiu em águas abertas. Letícia nada desde os 4 anos, mas em piscina. Inclusive, já ganhou várias medalhas no JUBs, e agora decidiu se aventurar em uma nova modalidade.

“Foi minha primeira vez nadando em águas abertas. A faculdade perguntou quem tinha interesse e eu aceitei. Foi uma aventura totalmente diferente. Eu tenho um pouco de medo de mar, não sou tão acostumada. Na piscina, eu olho para os lados, para o fundo, e enxergo tudo”, explicou.

Mas, mesmo com medo, a mineira usou seus pontos fortes na natação para conseguir vencer a prova.

“Eu sabia que algumas meninas nadavam maratona, mas tentei usar o que eu tinha a meu favor. Eu nado piscina, então acaba que eu tenho um pouco mais de velocidade. Na primeira volta, tentei sair na frente e segurar até o final. E deu certo!”, contou.

A experiência foi tão boa, que Letícia já está pensando no bicampeonato em 2025. E, para isso ser possível, ela destacou a importância da universidade na rotina de estudante-atleta.

“Um ponto muito importante na minha trajetória é a minha faculdade. Ter a oportunidade de estudar em um lugar que me ajuda muito a conciliar os treinos e os estudos. E é muito legal ver no JUBs várias pessoas que tem essa mesma rotina”, finalizou.

Sobre o Lucas

Já Lucas, o primeiro campeão brasileiro universitário de águas abertas, é especialista na modalidade. O atleta já participou do Campeonato Mundial Júnior e da Copa do Mundo da modalidade. Em outubro, vai viajar para Portugal e Hong Kong para mais duas Copas do Mundo.

“Foi muito bom ser campeão, ainda mais ser o primeiro da história a ganhar as águas abertas. Foi ainda mais gratificante para mim. A prova estava bem disputada com o mar bem mexido, um bom ambiente para competir”, contou.

Com 19 anos, o atleta tem uma rotina bem puxada. De segunda a sexta, de 5h às 7h, ele treina na piscina. De 8h às 11h30, faculdade. Uma pausa para o almoço e, de 13h45 às 18h, mais treino. Fim de semana é um treino por dia, mas sem horário determinado.

Mesmo na correria dos treinos, Lucas sempre arranja tempo para estudar. Ele está no 4º semestre de educação e também destacou o apoio da instituição na dupla-jornada.

Confira aqui os resultados e os horários dos próximos dias. Você pode acompanhar as transmissões, imagens e resultados através do canal do YouTube da CBDU e pelo Instagram.

Correios apresenta JUBs Praia: os Jogos Universitários Brasileiros – Praia são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Arcor, Baly, Ícone, Spalding, Soldiers e Tropical. Apoio: Governo Federal.

Foto: Célio Júnior/CBDU

NOTÍCIAS RELACIONADAS