Cross training: Dobradinha, tricampeonato e medalhas inéditas no JUBs Praia

Davi Cruz se tornou tricampeão e é o maior medalhista do cross training no JUBs Praia

*Por Victor Mayrink – Voluntário de Imprensa

Cross training acontecendo no JUBs Praia, no Rio de Janeiro
Foto: Matheus Sanches/CBDU

Após três dias de competição debaixo de um calor intenso, conhecemos os grandes campeões do cross training dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Praia de 2024. Nas categorias individuais, foram mais de 20 atletas competindo nos naipes masculinos e femininos. Nas duplas mistas, de 14, apenas 11 duplas completaram o circuito.

As duplas de Minas Gerais, Pernambuco e do Amapá desistiram da competição.

Masculino Individual

O pódio do cross training masculino foi formado da seguinte maneira: o primeiro lugar foi conquistado por Davi Cruz (UNIFOR – FUCE/CE) com 391 pontos. Já o segundo, por Iran Simões (UDF – FESU/DF), com 346 pontos. A medalha de bronze ficou com Julio Cesar (UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ – FUEC/ES), que subiu ao pódio com somente 3 pontos de diferença do segundo lugar.

Davi foi medalha de ouro em 2022 e 2023 em duas categorias – individual e em duplas. Com essa conquista, ele se tornou tricampeão da modalidade. O atleta cursa comércio exterior na Universidade de Fortaleza e falou sobre a preparação e os desafios que enfrentou antes da competição.

“É muito gratificante e desafiador ganhar esse ouro. É muito gratificante porque eu tenho uma rotina muito intensa e já abri mão de muitos momentos para treinar e focar no meu objetivo. Além disso, a minha preparação sempre foi voltada para competições indoor e fazer a prova na areia é bem diferente.”

Feminino Individual

No feminino, a grande campeã do cross training foi Paloma dos Santos (UNIFAP – FADAP/AP), com 405 pontos. Já a medalha de prata, Geovanna Tavares (UFPE – FAPE/PE), com 390 pontos. O terceiro lugar foi conquistado por Lídia Grazielli (UNIFOR – FUCE/CE), com 368 pontos.

Duplas Mistas

Na categoria de duplas mistas, dobradinha para Davi e Lídia (UNIFOR – FUCE/CE). Com 410 pontos, o campeão do individual masculino conquistou, ao lado da terceira colocada no individual feminino, o lugar mais alto do pódio.

No segundo lugar da categoria, ficaram Renata Cargnin e Igor Acosta (UFSM – FUGE/RS), com 386 pontos. Já o bronze foi conquistado por Ana Laura de Sousa e João Antônio Gonçalves (UNICERRADO – FGDU/GO), com 381 pontos.

Lídia, atleta que conquistou duas medalhas em sua terceira participação no JUBs, conta como se sentiu recebendo duas medalhas em sua última competição a nível universitário.

“Eu estava esperando muito por esse momento, esse é meu último JUBs. Eu me preparei muito para estar aqui, foi um treino intenso e esses três dias de competição não foram fáceis.”

Correios apresenta JUBs Praia: os Jogos Universitários Brasileiros – Praia são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Arcor, Baly, Ícone, Spalding, Soldiers e Tropical. Apoio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS