*Por Juliana Guahyba
Após estrear com vitória em ambos os naipes no primeiro dia do Rio 2024 FISU World University Championship, os resultados do segundo dia da competição também foram positivos para as equipes de beach handball do Time UBrasil. Tanto a equipe masculina quanto a feminina enfrentaram o Uruguai, ganhando por 2 a 1 e 2 a 0, respectivamente.
No feminino, apesar da parcial ter sido a melhor possível com um sólido 2 a 0, os sets foram bastante equilibrados. No primeiro, o Uruguai ficou à frente no placar até o minuto final, quando a atleta Lavínia Soares executou um giro de 360° com maestria e virou o jogo, finalizando o set com uma parcial de 13 a 12.
No segundo set, a partida foi bem acirrada, com ataques rápidos de ambas as seleções e muita emoção, até que as representantes da amarelinha conseguiram dominar e vencer por 15 a 12.
“Ganhamos por 2 sets a 0, foi bem difícil, mas estamos confiantes. Amanhã teremos dois jogos complicados, mas somos Brasil e vamos para cima!”, afirmou Lavínia, que teve participação fundamental na vitória brasileira.
A equipe comemora suas conquistas até aqui e se prepara para os jogos de amanhã contra os dois adversários mais fortes, Polônia e Argentina, em busca da classificação.
Na partida do time masculino não faltou emoção e o resultado de 2 a 1 a favor do Brasil fala por si só. Para quem é íntimo do esporte, o shoot out, ou um contra o goleiro, é o inimigo comum. Após o time brasileiro vencer o primeiro set por 16 a 12 e perder o segundo por 16 a 14, os atletas realizaram 8 rodadas de shoot out até que a equipe verde e amarela conquistou a vitória, com uma defesa espetacular e um gol de goleiro que fez os torcedores acelerarem os batimentos cardíacos.
“O jogo foi bem complicado para ambos os lados, mas saio com a sensação de que estamos no caminho certo”, comentou João Vitor Monteiro, especialista da seleção. Mesmo com duas vitórias, eles precisam enfrentar a Argentina para cumprir a tabela da fase classificatória e garantir sua vaga na semifinal contra o maior rival da América Latina.
“Quem quer ser campeão dessa competição tem que saber enfrentar qualquer tipo de jogo e acredito que estamos prontos para tudo”, acrescentou João, mostrando que a equipe está preparada para a próxima disputa.
FISU World University Beach Sports é uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário – FISU, com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. Apoio: Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro. Patrocínio: Tropical Brasil, Arcor, Baly.