Seleções de beach handball garantem vaga na semifinal

Com 100% de aproveitamento na fase de grupos, a seleção brasileira de beach handball se classifica para a semifinal em ambas as categorias

*Por Juliana Guahyba – Voluntária de Imprensa

Foto: Célio Júnior/CBDU

Mais um dia de disputas se encerra e o saldo do Time UBrasil segue positivo. A etapa classificatória do FISU Championship Beach Sports no beach hand terminou hoje (5), e as equipes feminina e masculina garantiram vaga na semifinal da competição, dando um passo a mais na busca pelo lugar mais alto do pódio.

Pela manhã, os representantes da amarelinha enfrentaram, nas duas categorias, seu maior rival das Américas, a Argentina. No feminino, com parciais de 20 a 12 no primeiro set e 26 a 10 no segundo, o Brasil venceu por 2 a 0 em uma partida que ilustrou a importância do equilíbrio entre emoção, foco e obediência tática.

As atletas conseguiram impor sua estratégia de jogo desde o início, deixando a equipe adversária desconfortável durante os dois sets e mostrando o que é o espírito brasileiro ao vibrar pelos pontos conquistados no ataque e pelas defesas importantíssimas para anular as tentativas das rivais.

No masculino, o jogo foi mais parelho, deixando os torcedores nervosos, mas os brasileiros mostraram seu elevado nível técnico e, com muita garra, venceram também por 2 a 0. Em uma disputa equilibrada entre os dois times, com um primeiro set muito acirrado e um segundo set onde os argentinos causaram dificuldade para a defesa do Brasil com jogadas aéreas pela lateral direita, o Time UBrasil conseguiu parciais positivas de 15 a 14 e 22 a 16, respectivamente. Apesar da boa partida dos adversários, a equipe brasileira foi mais eficiente e levou a vitória no clássico.

“Ganhamos por 2 sets a 0, mas foi intenso do começo ao fim. Um clássico sul-americano, e vamos em busca do título!”, disse João Paulo, goleiro da seleção brasileira universitária, que teve uma atuação espetacular durante o jogo. Após 3 jogos e 3 vitórias, o masculino se classificou em 1º lugar e tem sua vaga garantida na semifinal.

À tarde, o feminino também fechou a fase de grupos com 100% de aproveitamento, vencendo por 2 a 0 a forte equipe da Polônia e chegando à semifinal com os melhores resultados da etapa classificatória. Apesar das polonesas terem chegado fortes na competição, o time brasileiro entrou em quadra focado em mostrar que está preparado para qualquer tipo de dificuldade e que veio para buscar a medalha de ouro, terminando o primeiro set com 20 a 14 e o segundo com 24 a 14.

“Raça, Brasil! Vamos para a final e vamos com tudo porque a medalha é nossa. Estamos em casa e vamos mostrar que estamos com tudo!”, confirmou a atleta Raphaela Casanova, a canhotinha do time. As expectativas para o futuro na competição são altas em ambas as categorias, e os jogadores demonstram estar cada vez mais perto de alcançá-las.

Você pode assistir a transmissão dos jogos no canal do YouTube da CBDU.

A FISU World University Beach Sports é uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Apoio: Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro. Patrocínio: Tropical Brasil, Arcor, Baly.

NOTÍCIAS RELACIONADAS