É campeão! Times feminino e masculino de beach soccer levam ouro nas finais

Brasil é campeão do beach soccer no Mundial Universitário de Praia

*Por Isabela Souza

Foto: Célio Júnior/CBDU

Beach Soccer Feminino

Depois de três jogos com placares elásticos, chegou a hora de buscar mais uma medalha de ouro. Na final, nossas meninas tinham uma vantagem: a invencibilidade contra o time adversário. El Salvador enfrentava mais uma vez a equipe que havia perdido por 5 a 2.

No entanto, o primeiro período começou fora do habitual para o Time UBrasil. Apenas aos 6 minutos de jogo veio o primeiro gol, mas foi do time adversário. Não demorou muito para que o Brasil se reajustasse e empatasse o placar. Após muitos lances e defesas, o primeiro tempo terminou com a vantagem para o Brasil, 2 a 1.

O restante do jogo foi marcado por muitos lances e até um gol anulado nos primeiros 20 segundos do segundo período. Muitas oportunidades foram criadas, mas o jogo terminou com a vitória do Brasil por 6 a 1. Mesmo com um placar semelhante ao do primeiro confronto entre as equipes, o brilho do Time UBrasil foi o maior de toda a competição, e agora a equipe celebra com a medalha de ouro no pescoço.

A atleta Milene, conhecida por seus gols de bicicleta, relata: “Priorizamos a marcação, a defesa sólida. Infelizmente levamos um gol por nossa falha, mas também por mérito delas.” Ela complementa a felicidade com o desempenho do time: “Final a gente não joga, a gente ganha. Estamos felizes!”

Beach Soccer Masculino

Foto: Célio Júnior/CBDU

Após a vitória do Brasil no clássico contra a Argentina na semifinal, o time enfrentou outro clássico na disputa pelo ouro: Brasil e Portugal. No apito inicial, uma surpresa: a equipe adversária balança a rede dos donos da casa. Mas não demorou muito para que o Brasil reagisse. Em menos de 1 minuto, chegou o empate, e no minuto seguinte, o Brasil abriu a vantagem. E mais uma surpresa: um gol no terceiro minuto de jogo.

A torcida brasileira ficou entusiasmada, com o placar de 3 a 1 em apenas 3 minutos de jogo. Havia a sensação de que a vitória estava garantida, até que Portugal fez mais dois gols e equilibrou o placar. Com muitos lances e cartões amarelos, o primeiro período terminou com 4 a 3 para o Brasil, um ponto de esperança para o jogo intenso.

O segundo período mal começou e veio o quinto gol do Brasil, após um pênalti. Com muita garra e força, depois de mais festivais de lances, faltas e cartões amarelos, o Brasil encerrou o jogo com louvor: 8 a 4! Um orgulho para os atletas, que sentem que estão escrevendo a história como campeões mundiais universitários de beach soccer.

O técnico Thiago Antunes conta como foi o processo para chegar até aqui: “Passamos 14 dias juntos, foram 22 treinos. Todas as refeições eram feitas juntas. Tínhamos um tempo para entender as dificuldades de cada um. Em um ambiente assim, é impossível as pessoas não saírem melhores. No fim, não importa o que você faz, mas sim com quem você faz.”

FISU World University Beach Sports é uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário – FISU, com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. Apoio: Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro. Patrocínio: Tropical Brasil, Arcor, Baly.

NOTÍCIAS RELACIONADAS