JUBs 2024: delegação da China marca presença em Brasília com campeãs olímpicas

Jogos Universitários Brasileiros reúnem na capital federal, até 19 de outubro, cerca de 7 mil participantes de todas as unidades da Federação

Delegação chinesa em visita à UnB por ocasião dos Jogos Universários Brasileiros. Foto: Célio Júnior

A 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), maior evento do esporte universitário da América Latina, começa nesta terça-feira, 8 de outubro, em Brasília, e vai até o dia 19. Com cerca de 7 mil participantes representando todos os estados brasileiros e o Distrito Federal, 375 instituições de ensino superior competirão em 31 modalidades esportivas. O evento ganha destaque especial neste ano com a presença de uma delegação da China, reforçando o caráter internacional da competição.

A participação chinesa no JUBs 2024 traz dois nomes de peso do esporte mundial. A delegação conta com a presença de GAO Ling, atleta de badminton vencedora de duas medalhas de ouro olímpicas nas duplas mistas (Sydney 2000 e Atenas 2004), além de quatro títulos mundiais, sendo três deles nas duplas femininas e um nas duplas mistas. outra estrela chinesa é LI Xuerui, campeã olímpica no simples feminino nas Olimpíadas de Londres 2012 e medalhista de prata nos campeonatos mundiais de 2013 e 2014.

Nesta quarta-feira, 9 de outubro, a delegação da China foi recebida pela vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, acompanhada dos secretários de Estado Renato Junqueira (Esportes) e Giselle Ferreira (Mulher) e o deputado federal Júlio Cesar (DF). “Na ocasião, a vice-governadora, os secretários e o deputado mostraram como o Poder Público atua apoiando o esporte universitário no Brasil, sendo o Distrito Federal uma das unidades da Federação que mais apoia o esporte universitário no Brasil, tanto que realizou as últimas três edições do JUBs”, destacou o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral.

Antes do encontro com as autoridades locais, os chineses tiveram a oportunidade de conhecer a Universidade de Brasília (UnB), um dos locais de competições do JUBs 2024. Na UnB, eles visitaram os laboratórios do curso de Educação Física e acompanharam as disputas de atletismo dos Jogos.

Delegação chinesa durante encontro com a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão. Foto: Célio Júnior

PARCERIA INTERNACIONAL – A participação chinesa no JUBs 2024 vai além das competições esportivas, marcando também um ano especial para as relações diplomáticas entre Brasil e China, que completam 50 anos. Em março deste ano, a CBDU se reuniu com Wang Zhiwei, conselheiro da Embaixada da China no Brasil, para dar continuidade à parceria entre a CBDU e a Chinese University Sports Federation (FUSC). O objetivo principal desse acordo é promover o intercâmbio entre estudantes-atletas e treinadores dos dois países, por meio de camps de treinamento e programas de troca de conhecimento.

Luciano Cabral, presidente da CBDU e primeiro vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU), destacou a importância dessa colaboração: “Esse tipo de cooperação bilateral é fundamental para o desenvolvimento do esporte e da educação. Sobretudo, quando se trata de dois países da importância do Brasil e da China. São projetos como esse que fortalecem não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também o desenvolvimento social do nosso país”, afirmou.

“Hoje nós iniciamos, de fato, o memorando de cooperação, tivemos de fato a primeira realização, que foi a vinda dos chineses ao Brasil. Eles vieram com atletas de badminton, professores de badminton, técnicos de badminton, duas campeãs olímpicas de badminton que vão aqui jogar com os nossos atletas, fazer amistosos com os nossos atletas e fazer um intercâmbio de conhecimento com os nossos professores. No ano que vem, nós vamos à China com o futebol, fazer esse mesmo intercâmbio, esse mesmo tipo de ação. E aí, a partir daí, será contínua essa troca de experiências”, explicou Cabral.

COOPERAÇÃO ACADÊMICA E ESPORTIVA – Além das competições, o intercâmbio Brasil-China abrange a área acadêmica, sendo liderado por Jin Liu, diretora de Esportes do Ministério da Educação da China e vice-presidente da FISU, em colaboração com Cabral. O programa visa não apenas fortalecer o esporte, mas também gerar trocas de experiências educacionais entre os dois países.

Com a presença da delegação chinesa e o intercâmbio cultural e esportivo em evidência, o JUBs 2024 promete ser uma edição histórica, reafirmando o papel do evento como uma plataforma de crescimento não só para o esporte universitário brasileiro, mas também para o fortalecimento das relações internacionais.

Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS