Judoca medalhista olímpico em Paris prestigia o JUBs 2024 e manda recado aos estudantes-atletas

Ao lado da esposa e do filho, Willian Lima entregou medalhas aos vencedores do judô e transmitiu sua mensagem a todos os participantes: “Acreditem sempre em si, nos seus sonhos e no seu coração”

Maju, o pequeno Dom e o medalhista olímpico Willian Lima. Foto: Rhafael Padilha

A presença e a inspiração de um atleta medalhista nas Olimpíadas de Paris estão emocionando os participantes da 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros 2024 (JUBs). O judoca paulista Willian Lima, dono da prata no individual e do bronze por equipes conquistados na capital francesa, mostrou muita carisma ao participar das cerimônias de premiação do evento, que ocorre no Centro Internacional de Convenções de Brasília (CICB), entre os dias 9 e 19 de outubro. Ao lado da esposa Maju e do filho Dom, de apenas 11 meses, Willian falou sobre o início de sua carreira, as dificuldades que venceu e sobre as conquistas que o tornaram o 25º judoca a trazer medalhas para o judô brasileiro na história das Olimpíadas.

“Minha avó era japonesa e foi através dela que conheci o judô. Por meio de um projeto social em minha cidade, pude conhecer o esporte de uma outra perspectiva”, disse Willian. Para ele, o esporte se torna cada dia mais importante no processo de formação do jovem universitário e do cidadão brasileiro. “Esporte e educação andam lado a lado sempre. Quebramos esse tabu de que atletas não conseguem estudar e penso que o JUBs contribui de forma fantástica para os atletas obterem bolsas em faculdades e universidades. Isso mostra que essas instituições abrem os olhos a todo o instante para o futuro de seus estudantes”, completou.

As competições universitárias fazem parte da vida de Willian há um bom tempo. Ele lembrou os títulos mundiais na categoria júnior e a conquista do mundial militar de judô, a conquista do bronze na Universíade de Napoli, na Itália, em 2019, além da prata e do bronze nas olimpíadas deste ano. “Absorvi tudo que o esporte me proporcionou, inclusive as bolsas universitárias. Acredito que tudo isso é fruto do meu amor e paixão pelo que faço. Onde tem amor e muito trabalho, haverá algum resultado positivo”, pontuou Willian.

Após as cerimônias de premiação, o judoca deixou um recado para todos os atletas participantes desta 71ª edição do JUBs. “O mais importante de tudo é você acreditar em si mesmo. Passamos por muitas provações ao longo da nossa caminhada, e isso não acontece só no esporte. Muitos não acreditaram no meu potencial, outros apontaram o dedo na minha cara e falaram que eu não iria vencer. Quanto mais você se destaca naquilo que faz e se torna ‘fora da curva’, mais pessoas vão tentar te desanimar e te colocar para baixo. Portanto, sigam acreditando apenas naquilo que vocês sonham e no coração de cada um de vocês. Assim sempre conseguirão alcançar seu lugar ao sol”, finalizou o atleta.

Siga Willian Lima nas redes sociais: @wlima_

Veja todos os resultados desta quinta-feira no judô e em outras modalidades.

Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS