JUBs Brasília 2024 acolhem filhos de mães atletas durante competições

Durante os Jogos Universitários Brasileiros, projeto CBDU Hospitality mantém estudantes-atletas e seus filhos juntos nos hotéis credenciados

A 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) trouxe uma novidade para as mulheres que são atletas, estudantes e mães: a possibilidade de se hospedarem com seus filhos pequenos, de 0 a 13 anos, nos hoteis credenciados – que oferecem cortesias para essas crianças. Essa iniciativa em 2024 faz parte do projeto CBDU Hospitality, especialmente valorizada por atletas como Pamella Katryne (24) e Ingrid Samira Gonzalez Fernandes (20). Além de competirem, elas puderam viver a experiência do evento junto de suas crianças, mostrando que é possível conciliar a maternidade com a vida esportiva e acadêmica.

Pamella é do atletismo e corre desde os 5 anos, mas após a gravidez passou para a praticar as modalidades de lançamento do dardo e arremesso de peso. Ela faz Marketing na UniRV, em Rio Verde (GO), e é mãe da pequena Ágatha, de 2 anos. Competindo no primeiro bloco dos JUBs, ela diz que foi uma experiência transformadora. “Foi incrível poder estar com minha filha durante esses dias emocionantes. Mostrei a outras mães que, mesmo enfrentando críticas, nosso lugar é onde quisermos estar”, conta. 

Pamella destaca que conciliar estudos, carreira e a maternidade é um verdadeiro desafio, mas ela encara tudo com otimismo: “A adrenalina é constante! Há dias difíceis, mas sempre busco o lado positivo e a conciliação.” Formada em Educação Física, ela almeja unir a carreira acadêmica com sua paixão pelo esporte.

Estudante de Nutrição na UFGD em Dourados (MS), Ingrid Samira é atleta de tênis de mesa e também trouxe seu filho Emanuel, de 7 meses, para o evento. Para Ingrid, participar dos JUBs com ele foi um alívio e uma alegria. “Saber que ele estaria seguro ao meu lado me deu a certeza de que poderia competir sem preocupações. Deixá-lo sozinho seria muito difícil, e competir sem ele nem passaria pela minha cabeça”, revela. Apesar das dificuldades de conciliar a faculdade em período integral com os treinos, Ingrid se recusa a abrir mão de sua paixão pelo esporte. “É desafiador, mas muito recompensador. Competir e ver o ser que mais amo me assistindo me dá forças para enfrentar todos os desafios da vida.”

A chefe de delegação do Pará, Isabel Hass, começou a carreira de atleta como bolsista em Educação Física e se sente realizada ao coordenar as equipes do seu estado. “É uma grande honra trazer minha família para este evento. Com a ajuda da CBDU [Confederação Brasileira do Desporto Universitário], do nosso presidente da federação, consegui que meu filho de 9 anos, o Junior, pudesse estar aqui comigo”, diz Isabel. Ao enfrentar o desafio de conciliar trabalho e maternidade durante os dias intensos de competição, ela ressalta a importância de apoiar outras mães atletas e profissionais, criando um ambiente que reconheça e valorize suas múltiplas funções. “Ser mãe e profissional é uma dupla jornada, e estou muito feliz por podermos facilitar essa conciliação”, completa.

As atletas compartilham a certeza de que os JUBs não são apenas para competirem, mas também para afirmarem seu lugar como mães, estudantes e atletas, desafiando as expectativas e mostrando que é possível se destacar em múltiplos papeis.

Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS