A partir de novembro, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) contará com um novo aliado: a Confederação Brasileira de Tiro Esportivo (CBTE). A parceria terá início na final do Campeonato Brasileiro de Carabina, Pistola e Rifle, que acontecerá de 26 de novembro a 1º de dezembro, no Rio de Janeiro.
Alim Maluf Neto, vice-presidente da CBDU, ressalta a importância dessa aliança.
“É um momento muito importante tanto para a CBDU quanto para a CBTE para fortalecer e podermos fomentar o desporto do tiro esportivo dentro do universo universitário. É o primeiro passo para a realização de uma categoria universitária dentro da principal competição nacional do tiro esportivo brasileiro. Estamos com muita esperança que nos próximos anos a gente fortaleça ainda mais essa parceria para que tenhamos novos eventos e difundir ainda mais o tiro esportivo”, afirmou.
Wissam Elias Maalouf, diretor de arbitragem de Carabina, Pistola e Rifle da CBTE, destaca a importância de integrar o tiro esportivo ao contexto universitário já que, em 2026, a intenção é incluir a modalidade no programa dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
“Estamos identificando os nossos atletas filiados que estão na condição de universitário, ou seja, que estão inscritos num curso reconhecido pelo MEC e tenham entre 17 e 25 anos. A inscrição para disputar o Campeonato Brasileiro em novembro é gratuita desde que o atleta esteja matriculado em uma das disciplinas na CBTE”, explicou o dirigente.
“Temos muito trabalho pela frente. Um deles é convencer as universidades a adotarem o esporte do tiro esportivo e disponibilizar em seu campus um estande de tiro, nem que seja de ar comprimido”, finalizou.
Para se inscrever no Campeonato Brasileiro da modalidade, clique aqui.