O Time UBrasil alcançou uma vitória esmagadora no judô durante os III FISU America Games Cali 2024, durante os dias 12 e 13 de novembro. A equipe brasileira garantiu 18 medalhas, sendo 16 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze, vencendo nas disputas individuais e consagrando-se campeã nas categorias por equipes masculina e feminina.
Entre os atletas de destaque, Rafaella Gonçalves, conhecida como Galega, brilhou ao conquistar duas medalhas de ouro. Ela compartilhou que essa foi sua primeira competição pan-americana e suas primeiras medalhas internacionais, descrevendo a experiência como “sensacional”. Rafaella também comentou sobre o espírito de união da equipe e a emoção de representar o Brasil: “Gostei muito da viagem; nossa equipe foi muito unida, e isso deixou tudo melhor! Foi minha primeira experiência com o Time UBrasil, espero que seja a primeira de muitas!”. Ela acrescentou que leva consigo as memórias dessas competições com carinho e gratidão e espera viajar mais vezes junto com o Time UBrasil.
A Galega repetiu seu feito no JUBs Brasília ao vencer dois ouros em sua terra natal, a capital do país: “Graças a Deus, tive a oportunidade de lutar o JUBs dentro de casa e me consagrar campeã brasileira universitária nas categorias peso e absoluto! Foi uma sensação deliciosa ouvir a torcida comigo, vibrando e comemorando!”.
Resultados do Judô – Time UBrasil
Masculino
- João Batista – 66kg – ouro
- Igor Machado – 73kg – prata
- Jeferson Santos – 81kg – ouro
- Marcelo Gomes – 90kg – ouro
- Marcelo Gomes – Absoluto – ouro
- Jhonathan Machado – 100kg – ouro
- Lucas Lima – +100kg – ouro
- Lucas Rios – 60kg – bronze
- Equipes Masculino – ouro
Feminino
- Tainná Mota – 48kg – ouro
- Luiza Sousa – 52kg – ouro
- Beatriz Comanche – 57kg – ouro
- Rafaella Gonçalves – 63kg – ouro
- Rafaella Gonçalves – Absoluto – ouro
- Nathalia Arruda – 70kg – ouro
- Paloma Pereira – 78kg – ouro
- Thauana Silva – +78kg – ouro
- Equipes Feminino – ouro
Sobre o FISU America Games
O FISU America Games é o mais importante evento esportivo universitário das Américas, com o objetivo de promover e desenvolver o esporte universitário no continente. O evento visa fortalecer a amizade e a solidariedade entre estudantes, dirigentes e instituições de ensino superior, respeitando a diversidade em gênero, raça, religião, idioma e ideais políticos.