EMOÇÃO EM SUMMONER’S RIFT E CHEERLEADING AGITANDO O 3º DIA DE JUB’S

Por Lucas Araújo (Programa Jovens Jornalistas)

23/10/2019 – BRASIL / SALVADOR – 67º Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Etapa Final – \rJogos Eletrônicos \rFIFA\rGran Hotel Stella Maris \rSaulo Cruz/Light Press/CBDU

E no League Of Legends, o draft das equipes foram sinistros. Os invocadores selecionavam com inteligência e cautela seus campeões para a disputa dos jogos. A modalidade reuniu competidores de diversas regiões do Brasil.

Para esta modalidade, existem 4 grupos com 4 equipes, em que as duas melhores avançam para as quartas de final, e assim por diante. Um dos destaques do dia, a equipe da Inatel (MG), que protagonizou uma bela vitória sobre o IFRJ (RJ). João Pedro e Vinicius Azevedo, dois destaques da instituição de ensino comentaram sobre a partida. “Estudamos bastante nossos adversários, tivemos muito foco, e viemos motivados a ganhar o torneio”, declarou João. “Agora é ter os pés no chão e seguir firme para o restante da competição”, complementou Vinicius.

E com muita graciosidade e leveza as/os líderes de torcida, “cheerleaders”, também agitaram o CPJ, com apresentações mágicas e de muita sincronia. A apresentação no “Cheerleading” dura em média 2 minutos e meio e, na categoria universitária, existe a chamada “sessão torcida”, onde cada equipe tem 30 segundos de música cantada e interação com o público para animar o ambiente. Existe uma regra chamada “Varsaty”, em que são exigidos movimentos com elevações, pirâmide, ginástica, dança e saltos, e de acordo com a técnica, dificuldade e execução, as equipes são avaliadas. No primeiro dia de competição os jurados irão anunciar 40% da nota, já na sexta (25), os 60% para compor a nota completa.

A modalidade ganhou força e notoriedade e faz sua estreia nos JUB’s, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Luciano Cabral comentou sobre a inserção deste esporte. “A CBDU vem, todos os anos, tentando aproximar mais o esporte universitário do seu público, com o aumento do movimento do esporte universitário no âmbito das atléticas. Modalidades como cheerleading, skate, e-games e até mesmo as baterias vêm ganhando força para compor nosso programa”.

O atleta Dani Anderson, da UFG (GO), integrante da equipe que é a atual campeã estadual da modalidade, declarou que o treinamento é intenso o ano inteiro. “Nosso treinamento é intenso o ano inteiro, preparamos não somente nosso físico mas também nosso psicológico, e felizmente conseguimos realizar uma boa apresentação, executando os movimentos com delicadeza e suavidade”, comentou.

Os Jogos Universitários Brasileiros – Fase Final 2019 são apresentados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário. Realização: Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia – SUDESB, Governo do Estado, Secretaria da Educação do Estado da Bahia e Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte da Bahia – SETRE. Comitê local: Federação Universitária Baiana de Esportes. Apoio: Spalding, Kempa, Supper Bolla e Onza. Parceria: Comitê, Secretaria Especial do Esporte e Ministério da Cidadania. Patrocínio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS