“É um evento ímpar que estimula a prática esportiva”
Fã do craque Falcão do Futsal, atleta da equipe de da Universidade Federal do Ceará conta a sua experiência de participar pela primeira vez no JUBs 2017
Por Vitor Rodrigues – Programa Jovens Jornalistas
Além de ser uma vitrine para serem descobertos novos craques do Futsal, os Jogos Universitários Brasileiros são também uma oportunidade para estimular a pratica esportiva aos atletas participantes.
É o caso do estudante de Engenharia Civil Jhonas Silva, da UFC-CE, titular na posição de ala da equipe cearense, que faz sua estreia no JUBs.
Natural da cidade de Madalena, localizada a 180 km de distância da capital Fortaleza, ele conta que começou a praticar a modalidade ainda na infância quando jogava em uma escolinha na sua cidade.
O participante revelou ainda que seus maiores ídolos são o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho, e também o jogador Falcão, eleito 4 vezes o melhor do mundo. O craque do futsal foi a inspiração do aluno-atleta para começar a disputar a modalidade, graças aos dribles e passes desconcertantes, que arrancam elogios da crítica e dos torcedores.
Silva também elogiou a estrutura oferecida aos competidores. “A estrutura é excelente, o que colabora para termos competições de alto nível, permitindo com que os estudantes se sintam estimulados a exercerem a prática esportiva”, afirmou o competidor.
Apesar de contar com o apoio financeiro e emocional da família, o esportista revela que o maior desafio para a prática da modalidade na sua cidade se deve à falta de incentivo do poder público municipal. “A maior dificuldade para praticar a modalidade na cidade é a falta de apoio financeiro das autoridades”, completou o desportista.
Quanto ao seu futuro, Jhonas projeta concluir a graduação e continuar praticando o esporte como forma de lazer: “Penso em me formar em engenheiro e continuar praticando o futsal como hobby, nas horas vagas”, enfatizou o estudante.
Dois jogos abriram os confrontos desta terça-feira na chave masculina do torneio de futsal no JUBs, que está sendo sediado no Ginásio Goiânia Arena em Goiânia.
No primeira partida, a equipe da Unip-SP venceu a FBSA-BA por 5 x 2. Os gols do time paulista foram marcados por Fabrício Lima(3x) e Guilherme Acioli(2x), enquanto que Alex Freitas(2x) descontou para a equipe baiana.
No outro confronto da chave, a Unochapecó-SC venceu por 2 x 0 o time da UFC-CE, com gols de Eduardo e João Trevisol.