Jogos Universitários Brasileiros de cara nova! Confira o rebrand da competição

Depois de eventos online incríveis e muitos desafios superados, chegou a hora de encerrar um ciclo extraordinário (e um ano atípico) em grande estilo! E para isso, nada mais, nada menos, do que um JUBs – Jogos Universitários Brasileiros totalmente repaginado e de cara nova! As mudanças já começam na aparência; uma identidade visual inédita, moderna e minimalista.

O processo criativo até o resultado final é bem estruturado e cheio de detalhes. Matheus Silva, designer responsável pela comunicação visual da CBDU, explica que tudo começa com uma pesquisa de campo, para mapear o cenário e ajudar nos insights – ele estuda marcas esportivas e outras organizações da área do esporte. Em seguida, monta um mapa de referências com elementos que dialoguem com a pesquisa realizada; é nesse momento que ele estabelece a paleta de cores, o lettering, o design e o conceito visual em si. O próximo passo é a criação em si, e consiste no desenvolvimento de um conceito totalmente novo com base nas referências delimitadas e no perfil da Confederação. Haja criatividade!

Depois de todas essas etapas, Matheus ainda alinha todos os elementos para que fiquem harmônicos, e aplica a identidade visual em peças mais práticas, como roupas, mochilas, banners e outros, para verificar a aplicabilidade da criação em tamanhos maiores e menores e diferentes fundos e materiais. Ele conta que o objetivo da nova aparência do JUBs é ressignificar a marca para uma linguagem mais próxima da dos universitários, e também da CBDU, que está em constante mudança.

E se você pensa que as três linhas que compõe o U da logo foram criadas ao acaso; você está enganado! Cada linha representa uma experiência que o JUBs possibilita ao universitário: a de atleta; que se dedica integralmente a cada competição, a de torcida; que vibra junto com seu time, e a de coletividade; que permite a integração completa de todos os agentes do evento.

E as novidades não param por aí emm! Fiquem de olho em nossas mídias sociais que em breve divulgaremos mais detalhes. Quem aí já está ansioso para 2021?

NOTÍCIAS RELACIONADAS