Lançado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) em maio de 2020, o programa Healthy Campus tem como objetivo impactar de maneira positiva o estilo de vida e o bem-estar de estudantes universitários ao redor de todo o mundo, através do fomento a atividade física e de escolhas saudáveis dentro dos campi. A partir da inscrição na plataforma, a Universidade tem acesso a uma rede global de boas práticas, projetos de sucesso e informações gerais.
No Brasil, a Universidade Paulista (Unip) foi pioneira e se tornou a primeira Instituição de Ensino Superior (IES) cadastrada na iniciativa Healthy Campus. “O processo de inscrição foi bem simples; fizemos primeiro uma reunião com o Fernando Parente (diretor do projeto dentro da FISU) que nos explicou o programa e posteriormente fizemos o cadastro no site da FISU, incluindo os dados da Universidade Paulista”, afirma Roberto Toledo, professor Roba – Diretor Geral de Esportes da Instituição.
De acordo com a FISU, após o cadastro no programa, as universidades terão acesso a um documento com informações detalhadas que nortearão o processo para obtenção do selo de Healthy Campus. Para obter alguma qualificação, a universidade precisa atingir pelo menos 40, dos 100 critérios estipulados, que estão divididos em sete áreas: esporte e atividade física, saúde mental e social, nutrição, prevenção de doenças, comportamento de risco, meio ambiente; sustentabilidade e responsabilidade social e gestão de campus saudável.
O professor Roba explica que desenvolver a Unip nos quesitos propostos pelo Healthy Campus, significa proporcionar uma vida melhor no campus: “O primeiro ponto é que avançar no programa significa que a Universidade pode ter benefícios com relação a saúde e bem-estar de todos os estudantes criando experiências que podem ser compartilhadas”, pondera o Diretor Geral de Esportes da Unip.
Dentro da iniciativa da FISU existem tipos diferentes de certificação, de acordo com a quantidade de critérios que a IES consegue atingir. Segundo Roberto Toledo, constatou-se através de uma analise preliminar, que a Unip já atende a vários quesitos: “Como ter uma comunicação apropriada aos alunos, realização de eventos no campus, atendimento a comunidade e prática esportiva. Esperamos atender todos os itens possíveis para buscar a certificação máxima do programa”, complementa.
“Por fim, fico feliz que a UNIP seja a primeira universidade brasileira a aderir a um programa tão elevado como o FISU Healthy Campus, que tem parceria com a UNESCO. A UNIP que participa ativamente dos programas esportivos da CBDU e da FISU, tendo em 2019 participado de três campeonatos mundiais agora também estará engajada em realizar ações que tornem os campi um lugar mais saudável para toda a comunidade universitária”, finaliza o professor Roba.
Para a CBDU, a adesão da Unip ao FISU Healthy Campus é um marco importante, uma vez que a Universidade Paulista é a IES número um no ranking do desporto universitário brasileiro – 1º lugar no Troféu Professor Luisão de 2019, que premia as IES de melhor performance no ano. Luciano Cabral, presidente da CBDU, reforça que a Unip tem sido a universidade que mais investe no esporte universitário no Brasil: