Os Jogos Mundiais Universitários de Verão em Chengdu, na China, se aproximam e chegam a contagem de um mês para a competição, que começa no dia 28 de julho e vai até o dia 8 de agosto. Durante 12 dias, atletas de 150 países vão se reunir para a disputa de 18 modalidades. De acordo com a Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU) – entidade máxima do esporte universitário e organizadora do evento – a expectativa é de receber cerca de 10 mil atletas.
Toda a delegação brasileira se preparam para a 31ª edição dos jogos. O Brasil terá, aproximadamente, 250 representantes, que disputarão 11 das 18 modalidades dos jogos: saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, tênis de mesa, vôlei, basquete, kungfu e tênis. A China tem 11 horas de diferença com relação ao Brasil e os jogos vão acontecer durante a madrugada.
Em comemoração aos 30 dias para a competição, a cidade de Chendgu preparou, na terça-feira (27) – data no Brasil – uma série de atividades para celebrar a chegada da maior competição do segmento universitário do mundo, que antecipa muitos dos medalhistas olímpicos que estarão em Paris 2024.
O ginásio Dong’an Lake Sports Park, umas das arenas esportivas, foi palco de apresentações de dança e música da cultura oriental. Como toda a cidade está no aquecimento para o evento, o ginásio Fenghuangshan Sports Park recebeu uma partida de futebol entre celebridades chinesas de Hong Kong e um grupo de moradores de Chengdu. Demonstrações de street dance, ciclismo e mini maratonas foram apresentadas ao público do Baiqiang Park.
A tocha olímpica do mundial tem feito um longo percurso até chegar a cidade sede. Após passar por Pequim, Harbin, Shenzhen e Chongqing, a chama chegou a Yibin, no sul da província de Sichuan e o primeira a guiar foi o chinês campeão olímpico da ginástica artística, Feng Zhe. Com Yibin sendo o último destino, a tocha retornará para Chengdu no dia 2 de julho.
A participação da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários de Verão é realizada através de uma parceria com o Ministério do Esporte.