Apresentações de dança encerram os Jogos Paralímpicos Universitários
Cerimônia de encerramento foi realizada no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo
Música. Um casal sentado no chão do palco inicia a apresentação, com movimentos rápidos de braço, em um sincronismo que prende a atenção de todos os presentes. Na sequência, o cavalheiro levanta a dama e a coloca na cadeira de rodas, e os dois seguem o compasso da música e os passos certeiros da dança de salão. Assim deu-se início à cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos Universitários, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, na noite deste sábado, 29.
Após os vários aplausos dos que acompanhavam o início do ato, o presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Luciano Cabral, falou para os atletas, e agradeceu a presença de todos que participaram da competição. “Nossa missão é fomentar o esporte universitário, e vocês, os atletas, são os protagonistas deste evento, fizeram história aqui. A partir do que vivemos esta semana daremos continuidade à parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro para a promoção das próximas edições destes Jogos e de outras competições do paradesporto, preenchendo um débito que tínhamos com os universitários com deficiência”.
Dentre as próximas competições que abarcarão o paradesporto, o presidente da CBDU citou os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que em 2017 contarão com as duas modalidades já atendidas em 2016 – natação e tênis de mesa –, além do atletismo, e os Jogos Universitários Pan-Americanos, em 2018, primeiro evento internacional do paradesporto universitário, novidade que foi recebida pelos alunos-atletas com muitas palmas e gritos de empolgação.
Na sequência, foram reveladas as Instituições de Ensino Superior campeãs na classificação geral, no masculino e feminino. Confira quem levou o troféu:
Feminino:
1° lugar – Faculdade do Clube Náutico Mogiano – SP
2° lugar – UFPR-PR
3° lugar – UNOPAR
Masculino:
1° lugar – Fundação de Ensino Superior de Bragança Paulista – SP
2° lugar – Estácio de Sá – RJ
3° lugar – Max Planck – SP
A vice-presidente do CPB, Naíse Pedrosa, encerrou a cerimônia, destacando o sucesso da edição 2017 dos Jogos Paralímpicos Universitários que, com a parceria junto à CBDU, mais que dobrou o número de inscritos. “Nossa parceria com a CBDU é um caminho sem volta, uma parceria que vem para inovar e fazer história, um exemplo para todo o mundo”, pontuou.
Uma apresentação de salsa do Grupo Bombelela fechou os Jogos, e colocou todos os presentes para dançar.
Os Jogos Paralímpicos Universitários foram realizados no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, entre 26 e 29 de julho. A competição é uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e contou com a participação de 200 atletas, de 21 estados, nas modalidades bocha, judô, tênis de mesa, atletismo, natação e parabadminton