Atleta universitária é eleita a melhor do mundo no futsal pelo terceiro ano consecutivo
Amanda Lyssa, mais conhecida como Amandinha, defendeu o Brasil no último Mundial Universitário de Futsal
A ala da Seleção Brasileira de Futsal, Amanda Lyssa de Oliveira Crisostomo, a Amandinha, foi eleita pela terceira vez consecutiva a melhor jogadora de futsal do mundo. A eleição foi promovida pelo portal Futsal Planet, site conceituado da modalidade.
Amanda Lyssa compôs no ano passado a Seleção Brasileira universitária que levou o ouro no 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal, realizado pela Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU) em Goiás. Em 2014, Amandinha representou o país na Espanha, quando o Brasil sagrou-se campeão pela quarta vez.
Para a estudante de fisioterapia da Uniasselvi (SC), conquistar este título representa o reconhecimento do trabalho realizado, que iniciou profissionalmente quando tinha 16 anos. “Sou motivo de orgulho para a minha família, minha equipe e meu país. Sempre quis ser o espelho para outras meninas”. Além da competição internacional, a atleta também defende sua Instituição de Ensino Superior em vários eventos do calendário esportivo universitário nacional, como as Ligas do Desporto Universitário e os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs).
No coletivo, conquistou títulos em Mundiais da FIFA com a Seleção Brasileira de Futsal, em Ligas Nacionais, Taças Brasil sub 17, sub 20 e adulta, além de estaduais Catarinenses e brasileiro escolar. Na Copa do Mundo FIFA de Futsal de 2014, foi escolhida a melhor da competição. Foi dela o gol da virada para cima de Portugal, que garantiu a taça para o Brasil. Em 2015, na final do torneio mundial, contra a Rússia, marcou dois dos três gols da partida. Junto à Seleção feminina, Amandinha é pentacampeã Mundial.
Prêmio Futsal Planet
Além de Amandinha, outras cinco atletas do desporto universitário figuram na lista dos 10 melhores do mundo. Assim como ela, as jogadoras também defenderam a camisa verde e amarela no 15º Campeonato Mundial Universitário de Futsal. Confira:
Melhor jogadora do mundo:
7 lugar – Diana Santos De Oliveira Mendes – Uniasselvi-SC
10 lugar – Jessika Karoline Manieri – Uniasselvi-SC
Melhor goleira do mundo:
5 lugar – Maria Gabriela Batista Cordeiro, “Gabi” – Uniasselvi-SC
9 lugar – Patricia Moraes Faria, “Giga” – Unochapecó-SC
10 lugar – Missiara Luiza Papst, “Missi” – Unifor-CE
Lista completa: