Presença constante no pódio de medalhas, os atletas do Distrito Federal mais uma vez fizeram bonito na capital federal. Competindo pelo segundo ano seguido em casa e com o diferencial da torcida anfitriã, a Federação de Esporte Universitário do DF (FESU) conquistou 23 medalhas, três a mais do que no JUBs 2021.
Os anfitriões conquistaram oito medalhas de ouro, cinco de prata e 10 de bronze. A Universidade de Brasília (UnB) se destacou na volta ao JUBs após a ausência em 2021 e conquistou cinco medalhas. A modalidade que mais trouxe medalhas para o DF foi o atletismo, que subiu no pódio seis vezes.
Campeã mundial escolar e atleta da seleção brasileira de karatê, Bárbara Hellen, da UPIS DF, foi uma das medalhistas de ouro representando o DF. A jovem carateca iniciou sua vida no esporte aos 7 anos em um projeto social, se destacou e foi chamada para treinar na academia com bolsa, iniciando no karatê competitivo. “Sempre tive uma vida muito regrada e de disciplina e com isso conquistei alguns títulos bem importantes, tais como, jogos Pan-Americanos da juventude ,competição que me deu vaga para o Pan de Santiago, em 2023.”
Bárbara elogiou a estrutura do JUBs Brasília 2022 e também exaltou a volta do público que não podia comparecer ao JUBs desde 2019. “Estou achando sensacional, é uma competição com uma das melhores estruturas no cenário nacional. Competir em casa é sensacional, ter a torcida torcendo a meu favor dá aquela motivação a mais e tudo flui melhor, por isso o resultado veio, eu estava bem e feliz”.
Medalhista de prata na marcha atlética, o atleta do IESB, Max Batista também ressaltou que a presença do público faz toda diferença para os atletas.“A experiência de competir em casa é completamente gratificante e intensa.Ter os amigos e a família presentes deixam a sensação ainda melhor, torna a experiência mais fantástica ainda”, destacou o jovem de 27 anos.
O estudante de educação física de um clube de atletismo ingressou na modalidade através do Centro de atletismo de Sobradinho (CASO) e com seu desempenho ingressou na faculdade através do bolsa atleta.”O CASO é uma grande escola da modalidade e tem nomes de referência como o do atleta Caio Bonfim”, contou ele.
ServiçoOs Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.