Brasília recebe JUBs Seletivas neste final de semana

De 11 a 15 de junho, o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília vai receber a competição que, além de definir os campeões nacionais, é classificatória para algumas modalidades convencionais que estarão nos Jogos Mundiais Universitários de Verão, em Chengdu, na China, realizados de 28 de julho a 8 de agosto. 

Fazem parte do cronograma da competição saltos ornamentais, taekwondo, badminton/badminton paralímpico, atletismo/atletismo paralímpico, natação/natação paralímpica. São esperadas cerca de 1,5 mil pessoas no evento – entre atletas, comissão técnica e comitê organizador, e 25 federações estaduais estão credenciadas –  AL / AM / AP / BA /  CE / DF / ES / GO /  MA /  MG /  MT /  PA / PB / PE / PI / PR / RJ / / RN / RO / RR / RS / SC / SE / SP / TO. 

Nesta competição, os atletas do paradesporto serão definidos como campeões nacionais em suas respectivas modalidades.

Paralelo aos JUBs Seletivas, será realizado o Desafio Universitário de Judô, competição que também vale vaga para o mundial, em Chengdu. As disputas serão realizadas no piso 3 do CICB. Participam do desafio atletas indicados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e os que estiveram no pódio dos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs de 2022, realizado em Brasília, em cada categoria. 

O público poderá acompanhar os jogos presencialmente, de maneira gratuita, ou através de transmissões ao vivo no YouTube da CBDU.

Ponte Juscelino Kubitschek, em Brasília – Foto: Flávia Sandriany

Para os Jogos Mundiais Universitários de Verão, o Brasil terá representantes em 12 de 15 modalidades, que são: saltos ornamentais, taekwondo, badminton, atletismo, natação, judô, ginástica artística, tênis de mesa, vôlei, basquete, kungfu e tênis. Atletas olímpicos como Paulo André e Alison dos Santos, o “Piu”, foram medalhistas de ouro na última edição, em Nápoles, na Itália (2019).

Locais de competição 

_________________

Os JUBs Seletivas são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU),  Ministério do Esporte, Federação de Esportes Universitários do Distrito Federal (FESU) e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal. Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.

NOTÍCIAS RELACIONADAS