No dia 20 de setembro, é comemorado o Dia Internacional do Esporte Universitário. Estabelecida pela FISU em parceria com a UNESCO, a data promove a integração entre estudantes universitários de todo o mundo, valorizando o espírito de equipe e incentivando a saúde física e mental.
Para celebrar essa data tão significativa, membros da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) e da Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal (FESU) realizarão a palestra “Gestão no Esporte Universitário” para alunos do curso de Educação Física do Centro Universitário UDF, em Brasília.
Após a apresentação, os estudantes poderão tirar dúvidas e debater sobre as informações apresentadas. Os participantes também ganharão brindes da temporada 2024 da Confederação.
“A comemoração reforça a ideia de que o esporte é uma ferramenta poderosa para a inclusão, oferecendo a todos, independentemente de suas condições, a oportunidade de se engajar em atividades saudáveis e construtivas”, afirma Luciano Cabral, presidente da CBDU e primeiro vice-presidente da Federação Internacional do Esporte Universitário (FISU).
“As celebrações ao redor do mundo incluem torneios, workshops e atividades recreativas, unindo a comunidade universitária em torno dos valores de respeito, amizade e superação. A CBDU, filiada à FISU e representante do esporte universitário no Brasil, celebra o IDUS, destacando esses valores e promovendo o esporte universitário de forma abrangente em todo o país”, explica Cabral.
Sobre o IDUS
Em 2016, a FISU, com o apoio da UNESCO, declarou o dia 20 de setembro como IDUS, o Dia Internacional do Esporte Universitário. Desde então, estudantes e todos os envolvidos no esporte universitário têm celebrado essa data especial globalmente.
O dia 20 de setembro foi escolhido há oito anos por coincidir com a abertura do primeiro Campeonato Mundial Estudantil, realizado em 1924. Esse dia, reconhecido internacionalmente, ressalta a importância de conectar universidades e suas comunidades locais por meio do esporte, da atividade física e de um estilo de vida saudável.
Além disso, este ano há um motivo especial para a celebração, pois também marca o 75º aniversário da FISU.