Time UBrasil representa país nos Jogos do BRICS e conquista 50 medalhas

Em parceria com o Ministério do Esporte, a delegação brasileira contou com 112 atletas nos Jogos do BRICS

Delegação brasileira na abertura dos Jogos do BRICS, em Kazan, na Rússia
Foto: Célio Júnior/Ministério do Esporte

Entre os dias 11 e 23 de junho, o Time UBrasil representou o país nos Jogos do BRICS, em Kazan, na Rússia. Por meio de termo de colaboração com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) foi a responsável por compor a delegação brasileira, que contou com 112 atletas.

Das 27 modalidades presentes na competição, o Brasil marcou presença em 14. Foram elas atletismo, badminton, esgrima, judô, karatê, natação, phygital basketball, phygital football, saltos ornamentais, sambo, tênis de mesa, wrestling, wushu e xadrez.

O Brasil encerrou sua participação nos jogos com um total de 50 medalhas, ficando em quinto lugar no quadro geral. Foram sete medalhas de ouro, 20 de prata e 23 de bronze em diversas modalidades.

Os destaques ficaram com a natação, que garantiu 25 medalhas, e com o judô, que conquistou mais nove.

“Agradecemos ao Ministério do Esporte por ter confiado à CBDU a gestão da delegação do Brasil. Para nós, foi uma missão muito importante, sobretudo porque convocamos atletas universitários e disputamos com países que levaram as equipes principais como a Rússia e a Bielorrússia”, explicou Luciano Cabral, presidente da Confederação.

“Foi um grande teste, não apenas na parte técnica, mas também na capacidade operacional. Por ter sido um grande evento, com um grande padrão de qualidade. A CBDU se sentiu honrada em representar nosso país nos jogos, que são tão importantes para o nosso cenário esportivo e para a nossa comunidade do BRICS”, finalizou.  

Jogos do BRICS no Brasil

Realizados anualmente, os Jogos do Brics são organizados pelos países membros do bloco, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, e pelos recentemente incorporados Egito, Etiópia, Irã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

A próxima edição, que acontece em 2025, será no Brasil. O anúncio foi feito durante a Reunião dos Ministros do Esporte do BRICS, que aconteceu dia 22 de junho, em Kazan.

A competição não possui modalidades pré-definidas, sendo determinadas pelos anfitriões. Por tradição, cabe ao país que ocupa a presidência realizar a organização do evento.

NOTÍCIAS RELACIONADAS