CBDU marca presença durante votação da nova Lei Geral do Esporte

A CBDU, representada pelo seu atual presidente e vice-presidente Luciano Cabral e Alim Maluf Neto, marcou presença em Brasília nesta quarta-feira, 6, para votação da nova Lei Geral do Esporte – que contempla as diretrizes esportivas do Brasil. A Câmara dos Deputados aprovou o texto-base do relator, deputado Felipe Carreras, para a proposta que reformula a legislação federal esportiva. A agenda também contou com a presença de outros 24 presidentes e vices de Confederações esportivas.

Alim Maluf Neto, Luciano Cabral e Giselle Ferreira; secretária de lazer e esporte do DF.

O Projeto de Lei aprovado na Câmara conta com 224 artigos, e durante a discussão em Plenário, sofreu ajustes pontuais. Entre os destaques do texto estão o aumento na punição para casos de racismo em ambientes esportivos, valorização do profissional de educação física e paridade de premiação em competições masculina e feminina. O texto também implementa o Fundo Nacional do Esporte, que apresenta regras específicas relacionadas ao financiamento público ao setor, e que terá como prioridade fomentar o esporte educacional e universitário.

Luciano Cabral e Alim Maluf Neto estiveram reunidos com o presidente da Câmara Arthur Lyra discutindo sobre o Projeto da Lei:

– Nós acompanhamos durante dois dias os trâmites sobre a Lei Geral do Esporte, e ficamos na expectativa de que essa lei possa unificar todas as anteriores, além de trazer benefícios e inovações na gestão do esporte brasileiro. Esperamos que ela propicie mais desenvolvimento ao esporte nacional de ponta a ponta; da base, do educacional, até o alto rendimento – destaca Luciano Cabral, presidente da CBDU.

Ainda na quarta-feira, 6, em Brasília, Luciano Cabral e Alim Maluf Neto se reuniram com o Ministro da Cidadania, Ronaldo Bento, e também com o presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) Paulo Wanderley e representantes da Comissão de Atletas da entidade para tratar sobre a pauta do desenvolvimento do esporte olímpico brasileiro. Na sequência, o grupo também se encontrou com o Secretário Especial de Esporte, Marcelo Magalhães, e o Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Bruno Souza, que fizeram uma apresentação sobre o trabalho realizado nos últimos dois anos na secretaria.

NOTÍCIAS RELACIONADAS