Evento, realizado pela Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), faz parte do programa ações que dialogam com os cinco continentes
De 4 a 6 de maio, a CBDU participou do Diálogo Estratégico da FASU – Federação Africana de Esporte Universitário, realizado na Universidade de Joanesburgo, na África do Sul. Foram dias de palestras de discussões com mais de 40 países participantes trocando experiências.
O presidente da CBDU e vice-presidente da FISU, Luciano Cabral, esteve presente e apresentou, em um dos blocos de palestras, a inserção do paradesporto no Brasil e em toda a América do Sul, um modelo de sucesso que começou em 2015 nos Jogos Universitários Brasileiros – JUBs e se estendeu por todo o continente sul-americano, com o objetivo de incentivar a prática e introdução do segmento dos eventos esportivos da África.
“É importante essa troca de experiências entre os continentes, para que a gente possa desenvolver o esporte universitário de maneira única a nível global, então a gente tem essa proposta de diálogo estratégico para que as discussões sejam comuns, sempre considerando as peculiaridades e as características de cada região”, afirma Luciano.
Ainda sobre a oportunidade de o Brasil apresentar modelos que deram certo no desenvolvimento do esporte universitário, Luciano conclui que “a CBDU mostra que vem sendo pioneira em várias ações e projetos que vem despertando a curiosidade e o interesse para muitos países. Quando participamos desses eventos, temos a certeza que estamos no caminho certo para servir de exemplo”.