Sorteio foi realizado em São Paulo, e contou com a participação de representantes dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile
O Comitê Organizador do FISU America Games realizou nesta sexta-feira, 11 de maio, em São Paulo, o sorteio dos grupos das modalidades coletivas da competição. As equipes locais (do Brasil) e os países com os melhores resultados na última Universíade de Verão foram estabelecidos como cabeças de chave.
Dos países que farão parte do Pan-Americano Universitário, o sorteio contou com a presença de representantes dos Estados Unidos, Canadá, Brasil, Argentina, Uruguai, Colômbia e Chile. Representantes do Paraguai, Honduras, México, Costa Rica e Venezuela, entre outros, já confirmaram sua presença.
Os grupos ficaram definidos conforme abaixo:
Basquetebol feminino
Brasil
EUA
Colômbia
Chile
México
Basquetebol masculino
Grupo A
Brasil
Chile
Uruguai
Argentina
Grupo B
EUA
México
Colômbia
Futsal feminino
Brasil
Costa Rica
Argentina
Colômbia
Futsal masculino
Grupo A
Brasil
Paraguai
Colômbia
Grupo B
Argentina
Costa Rica
Chile
Voleibol feminino
Grupo A
Brasil
EUA
Colômbia
Grupo B
Argentina
Chile
Canadá
Voleibol masculino
Grupo A
Brasil
EUA
Chile
México
Grupo B
Argentina
Colômbia
Canadá
Futebol feminino
UNISANTANNA-Brasil
PUCV-Chile
UANL-México
UNIP-Brasil
Futebol masculino
Grupo A
UNIP-Brasil
Universidad de la República-Uruguai
Universidad del Quindío-Colômbia
Grupo B
UAE-México
Universidad de la Matanza-Argentina
University of Washington-EUA
UNIVERSO-Brasil
FISU America Games
O Brasil sediará este ano a primeira edição do FISU America Games, o primeiro Pan-Americano voltado exclusivamente para o público universitário. Com realização da FISU America (entidade que rege o desporto universitário nas Américas) e da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), a competição acontecerá no complexo do Centro de Treinamento Paraolímpico e no Centro de Práticas Esportivas da Universidade de São Paulo, em São Paulo, entre 19 e 29 de julho.
Serão 12 países competindo nas modalidades de atletismo, atletismo paradesportivo, basquetebol, futebol, futsal, voleibol, judô, natação, natação paradesportivo, taekwondo, tênis, tênis de mesa e tênis de mesa paradesportivo. Os alunos-atletas representarão os Estados Unidos, Canadá, Chile, Colômbia, Argentina, Costa Rica, Brasil, Venezuela, Paraguai, Honduras, México e Uruguai.
Para a composição das Seleções Brasileiras, algumas competições da Temporada 2018 da CBDU servirão como seletivas, assim como o JUBs 2017.
– Para as modalidades futebol, taekwondo e judô, serão seletivas as competições do JUBs Futebol e JUBs Lutas 2018.
– Para as modalidades atletismo, basquetebol, futsal, voleibol e natação, serão convocados os vencedores do JUBs 2017.
– Para as modalidades tênis e tênis de mesa, serão convocados os vencedores do JUBs 2017 e do JUBs Tênis e JUBs Tênis de Mesa 2018.
– Para as modalidades do paradesporto (atletismo, natação e tênis de mesa), haverá uma parceria entre a CBDU (com os campeões do JUBs 2017) e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).