Equipes de beach handball finalizam o mundial universitário invictas
*Por Juliana Guahyba
Terminou hoje (8) o FISU World University Beach Sports, e as equipes de beach handball encerraram a competição com o resultado tão sonhado por todos. Os times feminino e masculino conquistaram o 1º lugar e finalizaram a competição sem derrotas.
Ambos os times tiveram atuações excepcionais, mas as brasileiras merecem destaque. Sem perder nenhum set ao longo do campeonato, elas fecharam com chave de ouro e se consagraram campeãs invictas ao vencer por 2 a 0 as principais adversárias, as polonesas.
O duelo, que já havia ocorrido durante a fase de grupos e terminado com vitória brasileira, se repetiu na final. Em um jogo de altíssima intensidade, vibração e concentração desde o primeiro minuto, as duas equipes executaram uma partida digna da disputa pela medalha de ouro.
No primeiro set, com muitos contra-ataques e boas defesas das goleiras brasileiras, as jogadoras de verde e amarelo conseguiram uma vantagem de 9 pontos no placar, encerrando com uma parcial de 23 a 14. No segundo set, a Polônia saiu na frente, mas o Brasil não se abalou e rapidamente construiu o jogo a seu favor, vencendo com tranquilidade por 22 a 15. “A gente trabalhou duro, estudou muito o jogo delas.
Foi a segunda vez que as enfrentamos e sabemos que é sempre mais difícil, mas conseguimos ganhar de 2 a 0, e foi o primeiro título mundial de todos aqui”, disse a lateral esquerda da seleção, Mariane Hanthequeste, que teve um papel crucial na trajetória do time até a conquista da medalha.
Durante a competição, a seleção enfrentou alguns momentos de adversidade, mas a união e resiliência das atletas e da comissão foram fundamentais para superar os obstáculos em prol do objetivo principal. Quem está envolvido com esporte sabe que cada experiência é única, mas participar do primeiro campeonato mundial universitário realizado no país traz um sentimento especial.
Jogar diante da torcida, com a presença de amigos e família, tem sempre um toque especial. Comemorar um título inédito com os entes queridos por perto é, definitivamente, um momento que nossas meninas jamais esquecerão. “Meus pais nunca estiveram muito presentes nos meus jogos, então foi uma surpresa tê-los torcendo por mim aqui. Sem dúvida, foi uma das competições mais importantes da minha vida, e a presença da minha família me emocionou muito”, revelou a atleta Dayanne Clarindo.
O cenário também foi de muita felicidade e realizações para a seleção masculina. Em uma equipe onde a maioria já joga junta há muito tempo, conquistar o primeiro título internacional foi motivo de lágrimas para jogadores e torcedores presentes.
Também invictos, o time da amarelinha realizou um campeonato digno de aplausos. Repetindo o mesmo placar do jogo da fase classificatória contra o Uruguai, a seleção brasileira venceu seus adversários por 2 a 1. E como se diz por aí, o shootout é um teste para cardíacos; uma final decidida na última bola do desempate é realmente emocionante.
“Ser campeão do mundo é um sentimento inexplicável, especialmente aqui no Rio, com essa torcida e essa vista”, disse João
Lucas, goleiro brasileiro que teve uma competição impecável com defesas importantíssimas em momentos cruciais. A seleção UBrasil tem muitos talentos que merecem reconhecimento, mas, nesta competição, João Lucas e Gustavo Morais, goleiro e defensor, respectivamente, se destacaram.
Em todos os jogos, ambos tiveram grande participação nas vitórias, com belíssimas defesas e uma garra sem igual. “Sentimento de dever cumprido. O sentimento de, depois de todos esses anos treinando e jogando, ser campeão mundial é algo inexplicável e que vai além de tudo que posso almejar”, acrescentou João.
Após uma semana intensa, na qual os atletas se entregaram de corpo, mente e alma, todo o esforço foi recompensado. Os brasileiros encerram o Rio 2024 FISU World University Championship com a sensação de dever cumprido e, melhor ainda, com a medalha de ouro no pescoço em ambas as categorias, finalizando a competição com o melhor resultado possível.
FISU World University Beach Sports é uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário – FISU, com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU. Apoio: Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro. Patrocínio: Tropical Brasil, Arcor, Baly.