Todas as seis duplas que disputam o campeonato seguem na disputa para conquistar uma vaga na fase final
*Por Victor Mayrink
O Time UBrasil de beach volleyball terminou a primeira rodada com todas as seis duplas, dos naipes masculino e feminino, classificadas para a fase mata-mata. Agora, os brasileiros entram na disputa para conquistar uma vaga na fase final.
Os dois primeiros confrontos do dia aconteceram simultaneamente, nas quadras 1 e 2 da arena montada em Botafogo. A dupla Denilson e Wesley enfrentou Mizumachi e Adachi, do Japão, enquanto João Pedro e Lucas enfrentaram Jordan e Deecke, da Suíça.
Na quadra 1, a dupla João Pedro e Lucas tomou um susto no primeiro set, quando os suíços venceram por 21 a 19. No segundo set, a dupla brasileira reagiu e venceu por 21 a 16. No tie-break, a dupla brasileira conseguiu vencer por 15 a 10. Na quadra 2, a dupla Denilson e Wesley ditou o ritmo do jogo e, em uma partida com poucos erros, venceram sem dificuldades por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 13 e 21 a 14.
Em seguida, a dupla Mateus e Matheus enfrentou S.H Kan e C.Y Lau, de Hong Kong. A dupla brasileira não teve dificuldades e venceu por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 10 em ambos os sets.
As duplas brasileiras voltam às quadras para o terceiro e último jogo da fase classificatória. No seu último confronto da primeira rodada, a dupla Denilson e Wesley foi superada pela dupla Basey e Hurst, dos Estados Unidos. No primeiro set, a dupla brasileira cometeu menos erros e venceu por 21 a 14.
No segundo set, os americanos se encontraram no jogo e venceram por 21 a 15. No tie-break, as duplas disputaram ponto a ponto, mas a equipe brasileira foi superada por 15 a 13. Denilson e Wesley fecharam a fase classificatória na terceira colocação da chave B e seu próximo compromisso será na quinta-feira (05/09), contra a dupla Sagstetter/Sagstetter, da Alemanha, às 13h10.
O segundo jogo da dupla João Pedro/Lucas foi contra a dupla indiana Venkatesh e Chetan. No primeiro set, a dupla brasileira teve dificuldades e foi superada por 21 a 15. No segundo set, os brasileiros venceram por 25 a 11, forçando o tie-break. No set decisivo, João e Lucas precisaram salvar 3 match points para se classificar. Após quase uma hora de jogo, venceram por 19 a 17. Com a vitória, a dupla se classificou em primeiro na chave C e enfrentará a dupla Rogers e Schwengel, dos Estados Unidos, às 12h20.
Já a dupla Mateus e Matheus enfrentou a dupla Maliqi e Bajrami, de Kosovo. A equipe brasileira não teve dificuldades, vencendo por 2 sets a 0, com parciais de 21 a 15 em ambos os sets. Mateus e Matheus se classificaram em primeiro e enfrentarão a dupla Venkatesh e Chetan, da Índia, às 11h30.
Beach Volleyball Feminino
O primeiro confronto no beach volleyball feminino foi protagonizado por Aninha e Fernanda, que enfrentaram Sakura e Noguchi, do Japão. No primeiro set, a dupla brasileira teve dificuldades e perdeu por 16 a 21. No segundo set, Aninha e Fernanda reagiram e venceram por 25 a 23. No tie-break, o jogo foi apertado, mas as brasileiras conquistaram a vitória por 15 a 13. Aninha e Fernanda se classificaram em segundo na chave A e enfrentarão Matarrita e Guevara, da Costa Rica, às 09h.
O segundo jogo foi entre as duplas Anne e Laryssa e Lisa e Lisa, da Argentina. As brasileiras foram soberanas durante toda a partida e venceram com facilidade. No primeiro set, venceram por 21 a 6. No segundo set, as argentinas tentaram reagir, mas foram superadas por 21 a 12. Anne e Laryssa se classificaram em segundo na chave D e enfrentarão Sakura e Noguchi, do Japão, às 09h50.
O último confronto do dia foi entre Karem e Luiza e La Terra e Marija, da Austrália. As brasileiras foram absolutas no jogo e, em 27 minutos, venceram a dupla australiana por 2 sets a 0. As parciais foram de 21 a 12 no primeiro set e 21 a 9 no segundo set. Karem e Luiza se classificaram em terceiro na chave E e enfrentarão Pinheiro e Castro, de Portugal, às 10h40.
A FISU World University Beach Sports é uma realização da Federação Internacional de Esporte Universitário (FISU), com organização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU). Apoio: Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Rio de Janeiro. Patrocínio: Tropical Brasil, Arcor, Baly.