Em 2024, IES já representaram o país no FISU America Futebol e nos Mundiais de Futsal e Handebol
As Instituições de Ensino Superior (IES), em parceria com a Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), vão disputar os campeonatos internacionais universitários representando o Brasil em 2024.
No formato original, uma seleção universitária é convocada para representar o país na competição. Agora, pensando em dar mais espaço e visibilidade para as IES, o formato foi adaptado.
Assim, a Confederação cobre os custos de hospedagem, alimentação, uniforme e taxa de inscrição, o que corresponde a 50% das despesas gerais. Já as equipes custeiam as passagens aéreas.
Até o momento, as instituições de ensino superior disputaram quatro competições: FISU America 3×3, FISU America Futebol, o Mundial de Futsal e o Mundial de Handebol.
“A CBDU entende que pode perder um pouco a capacidade de resultados, já que os outros países competem com seleções, mas é uma ótima oportunidade para os atletas. É também uma oportunidade de valorizar as universidades que investem em bolsas de estudos e nas equipes universitárias”, explicou Luciano Cabral, presidente da Confederação.
Apoio para as IES
Vale destacar que a maioria das IES também contam com apoio do governo do estado.
Como resultado, com o programa Compete Brasília e o apoio do Secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Renato Junqueira, o time feminino da UNIP-DF conquistou o título no Mundial de Futsal.
O mesmo vale para o time masculino da Faipe-MT, que foi vice-campeão no mesmo campeonato. A equipe contou com o apoio de Davi Lima, secretário de Esporte e Lazer do Mato Grosso. Lima, inclusive, já lutou nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) e defendeu o Brasil no judô em Universíade.
Já os times de Santa Catarina, que contam com o apoio do Coronel Freibergue Ruben, presidente da Fundação Estadual de Esportes de SC, participaram em peso das competições. No Mundial de Handebol, a Univali ficou em 5º lugar.
No FISU America Futebol, os times femininos da UNIARP e UNESC fizeram dobradinha no pódio, com o primeiro e o segundo lugar, respectivamente. O time masculino da UFSC ficou em 7º lugar.
“Seguindo este caminho, a CBDU espera estimular mais universidades a investir nas equipes universitárias, nos atletas através de bolsas, nas equipes de treinadores. A ideia é que eles também possam ter a possibilidade de disputar jogos através das etapas estaduais, sabendo que, ganhando, chegam na nacional e podem chegar em um mundial representando o Brasil”, disse Cabral.
Reunião de secretários na CBDU Week
Em março, durante a CBDU Week, aconteceu o Fórum Nacional dos Secretários de Esporte. Assim como Junqueira, Lima e Ruben também estiveram presentes.
O presidente do Fórum, o secretário Cezinha Nunes (RN), deu a oportunidade para que a CBDU convocasse uma reunião oficial e mostrasse aos secretários estaduais o objetivo e propósito do esporte universitário brasileiro, além do calendário da temporada.