Essa é a realidade de muitos estudantes-atletas que buscam se destacar em suas áreas, mostrando que é possível equilibrar o amor pelo esporte e a dedicação à atividade acadêmica
Nem só de competições desportivas viveu-se nesses 10 dias de Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) 2024, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A vida acadêmica de muitos atletas não parou ou foi amenizada pelos professores, mas os estudantes encontram no esporte uma forma de aliviar o estresse e cultivar novas paixões.
É o caso da estudante de Biomedicina Sara de Andrade Silva (22) e do aluno do segundo semestre de Educação Física Gabriel Victor dos Santos Galvão (18), ambos da Universidade Federal de Goiás (UFG). Em meio a treinos e apresentações, os atletas de cheerleading pararam para estudar e dedicar todo tempo extra para as provas do semestre, mas também destacaram o apoio da instituição para virem aos JUBs.
A paixão pelo esporte
Sara começou a praticar esportes há pouco mais de um ano, impulsionada por um amigo que a convidou para uma seleção em um time local. “Fazer esporte me alivia do estresse do dia a dia. Embora eu ainda esteja aprendendo, é uma atividade que amo”, revela. Atualmente no segundo período da faculdade, ela encara com alegria o desafio de conciliar treinos e provas. “Às vezes não é fácil, mas faço com muito orgulho.”
Segundo a atleta, a UFG apoia seus atletas. “Recebemos transporte, hospedagem e alimentação para os campeonatos. E a reitora está muito feliz com nosso desempenho. Para o próximo ano, há promessas de mais apoio, como a compra de uniformes”, conta. Apesar do time ser relativamente novo e pouco conhecido, Sara acredita que o reconhecimento está crescendo, mas não deixa de se preocupar com os estudos. “Já fiz provas online enquanto estou aqui em Brasília e estou estudando para uma maior na próxima semana, que será presencial”, completou.
Gabriel também entrou no esporte por influência de amigos, participando de um treino que despertou seu interesse. “Acabei virando atleta e estou muito feliz com isso. A nossa equipe é batalhadora, e a UFG nos apoiou para competir no JUBs”, explica. No entanto, ele considera que não é simples a convivência entre os estudos e o esporte. “Às vezes, você precisa sacrificar um pelo outro. Tive que me abster de provas e atividades avaliativas por conta dos jogos, o que exige muita organização e sacrifício”, revela Gabriel. Ele destaca a importância de encontrar um equilíbrio e a necessidade de sempre buscar uma brecha para dar conta de todas as responsabilidades.
Os atletas ressaltam o impacto positivo do apoio da UFG em suas trajetórias. A possibilidade de representar a universidade no JUBs é um ponto alto e Sara conclui com otimismo. “Acredito que, com o apoio crescente da faculdade, vamos conseguir melhorar ainda mais. O esporte e os estudos são desafiadores, mas também muito gratificantes.”
Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.