eSports agitam JUBs em Brasília com seis modalidades

Disputas de FIFA20, League of Legends, Clash Royale, Counter Strike 2, Free Fire e Valorant reúnem atletas de diversos cursos universitários de todo país

Clima: duas equipes, torcida organizada, árbitro e um locutor ao vivo super animado! | Foto: Rhafael Padilha
Clima: duas equipes, torcida organizada, árbitro e um locutor ao vivo super animado! | Foto: Rhafael Padilha

A 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), que acontece até o dia 19 de outubro em Brasília, traz uma atmosfera vibrante de esportes eletrônicos. Com uma infraestrutura tecnológica de ponta, a competição apresenta um espetáculo de comunicação visual, com editores de vídeo e designers que registram as emoções das partidas. O árbitro e coordenador do Counter Strike 2, Jamees David, destaca a importância desses avanços: “Os registros ficarão para que todos lembrem como foram as disputas neste ano”.

Entre os participantes, a amazonense Lilian Stefanny Pechar (24), jogadora da equipe de Free Fire da Universidade de Brasília (UnB), compartilha sua trajetória no cenário competitivo. “Comecei a jogar por influência dos meus irmãos mais velhos e me encantei pelo Free Fire durante a pandemia. A pressão das competições é diferente; é preciso muito treino e concentração”, explica a estudante de Direito. A presença feminina no cenário é um aspecto importante para ela: “Representar as mulheres é uma responsabilidade e um orgulho. Isso mostra que o jogo não é só para homens”, completa.

Alteta Lilian Pechar, estudante de Direito e gamer | Foto: Rhafael Padilha

A competição conta com seis modalidades – FIFA20, League of Legends, Clash Royale, Counter Strike 2, Free Fire e Valorant -, atraindo atletas de diversos cursos universitários de todo país. Para se qualificarem, os jogadores precisam passar por etapas estaduais, onde as melhores equipes avançam para a fase nacional. As disputas no JUBs ocorrem em formato de grupos, culminando em semifinais e finais, onde os oito melhores times de cada modalidade se enfrentam pelo título. A premiação inclui troféus, medalhas e, em alguns casos, brindes oferecidos por patrocinadores.

O JUBs eSports destaca-se não apenas pela competitividade, mas também pelo crescente reconhecimento dos esportes eletrônicos como uma atividade que requer habilidades cognitivas, estratégia e trabalho em equipe. À medida que os jogadores se preparam para os desafios, o evento reforça a ideia de que os eSports já conquistaram seu espaço no universo universitário, atraindo talentos de todo o Brasil.

Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS