FEDERAÇÕES

Federação Universitária Cearense de Esportes realiza melhores do ano com homenagem emocionante

O atleta Rafael Lassance dividirá seu nome com medalha em homenagem a histórias de superação

Por CBDU

15 de abr., 2025 às 17:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

A Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU) soleniza a realização da Premiação dos Melhores do Ano 2024 da Federação Universitária Cearense de Esportes (FUCE), evento que marcou o encerramento do calendário esportivo da federação com muita celebração, reconhecimento e emoção.

O evento reuniu atletas, técnicos, dirigentes, instituições de ensino e convidados para homenagear os grandes destaques do ano, reconhecendo conquistas dentro e fora das quadras, campos e pistas. A premiação contemplou atletas de diversas modalidades, além de iniciativas que fortaleceram o desenvolvimento do esporte universitário no estado.

A Premiação dos Melhores do Ano, assim como o MDA realizado pela CBDU no dia 25 de março, consolida-se como um marco na história do esporte universitário cearense, reafirmando o compromisso da FUCE com o reconhecimento do talento, da dedicação e das histórias que constroem, dia após dia, um cenário esportivo mais forte, inclusivo e inspirador.

Medalha Rafael Lassance

Em 2024 o estudante-atleta Rafael Lassance enfrentou um dos momentos mais delicados em sua trajetória como expoente do Basquete. 

Nascido em uma família de basqueteiros, Rafael sempre foi apaixonado pelo esporte. Aos 8 anos já integrava o time escolar e ao longo de sua carreira somou títulos de cestinha e de melhor armador em diversos campeonatos. O estudante de medicina veterinária ainda jovem foi convocado para a Seleção Brasileira Sub 15 e jogou durante 5 anos profissionalmente no NBB, no Fortaleza Basquete Cearense.

Em abril de 2024, Lassance entrava para a história do Basquete Brasileiro, alcançando o incrível número de 102 pontos em uma única partida, feito inédito no país. Nos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), Rafael Lassance junto com seu time garantiu excelentes colocações, mas também um acidente trágico aconteceu em agosto de 2024, no JUBs praia.

Durante uma jogada, ao cair, Rafael fraturou a vértebra C6 da coluna cervical, sendo prontamente atendido pela equipe médica e socorrista presente em toda organização dos Jogos Universitários Brasileiros. Rafael precisou passar por uma uma cirurgia de emergência, com risco de ficar tetraplégico, entretanto a rápida resposta médica e a logística do JUBs proporcionaram ao jovem atleta todo suporte médico imediato. 

Somado à estrutura socorrista, o amor pelo esporte e o excelente condicionamento físico, ajudou Rafael numa recuperação impressionante e, contrariando as possibilidades alarmantes, hoje ele tem seus movimentos em reestabilização e segue em tratamento com fisioterapia para pleno resgate.

“O Basquete sempre foi tudo na minha vida, quem eu sou hoje é devido ao Basquete, então o esporte sempre me ensinou a lutar pelas minhas metas e estou levando isso nesse meu processo de recuperação.Como eu digo, essa vai ser só mais uma batalha na minha vida, a maior de todas. Mas passarei por isso e voltarei mais forte, se Deus quiser ", afirma Lassance.

O que poderia ser um fim trágico, se transformou em uma história de determinação e força. O jovem atleta de basquete que se viu em possibilidade de nunca mais andar, hoje está de pé determinado a reconquistar toda a sua habilidade em surpreender no basquete.

“A criação dessa medalha eterniza a trajetória inspiradora do Rafael e, a partir de hoje, ela passa a reconhecer todo membro do esporte universitário cearense que viva uma jornada de superação. Uma homenagem que carrega um nome, um legado e a certeza do poder transformador do esporte”, destacou o presidente da FUCE, Bolívar, durante o evento

ÚLTIMAS NOTÍCIAS