Josiane Grunewald Marangon também é campeã sul-americana, brasileira e estadual da modalidade e comentou da emoção em apitar os Jogos Universitários Brasileiros
Definitivamente, abandonar as quadras nunca esteve nos planos de Joseane Grunewald Marangon, de 52 anos. A ex-atleta de vôlei, campeã mundial de clubes em 1994, se tornou árbitra em 2009 para manter viva sua paixão pelo esporte. E, pela primeira vez, todo talento e profissionalismo de Josiane estão presentes na comissão de arbitragem da 72ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). “Pra mim está sendo uma experiência incrível! É um campeonato grandioso, com uma organização fenomenal. Temos atletas com rendimento muito bom e os jogos disputadíssimos, com vários tiebreaks, o que mostra muita vontade dessa garotada em vencer”, disse a ex-atleta.
Ao falar da sua carreira como jogadora, Josiane conta que iniciou a jornada nas quadras aos 14 anos, atuando pelo Mato Grosso do Sul. Aos 16, se mudou para São Paulo para iniciar sua fase profissional no esporte, jogando nas equipes de base. “Em seguida, fui para Ribeirão Preto, depois joguei pelo Leite Moça de Sorocaba, pelo Osasco, Minas e Flamengo. Pude levantar títulos de hexacampeã paulista, da Copa do Brasil, fui tricampeã sul-americana de clubes e tricampeã da Superliga brasileira”, destacou Josiane. “Nunca joguei um JUBs, estou apenas começando minha ‘carreira universitária’ pela arbitragem e estou muito feliz pelo convite que recebi para estar aqui”, pontuou.
Já para aqueles que estão iniciando sua carreira nos esportes universitários, Josiane lembra que, apesar de estarem disputando modalidades amadoras, nunca é demais focar nos sonhos e batalhar pela realização deles. “As modalidades são amadoras, mas os sonhos, não. Acho que todos que estão aqui vêm com esse sonho de ganhar uma medalha e se destacar com uma conquista importante. Eles se dedicam muito e precisam desse apoio do JUBs”, observou a árbitra. Para ela, o esporte também é uma base muito importante para formar laços de amizade. “Não há um atleta sequer que vá se esquecer disso aqui. Todo profissionalismo que o evento traz contribui para isso. Todas as equipes estão de parabéns e merecem estar aqui”, finalizou Josiane.
Siga Josiane nas redes sociais: @josianevolei
Correios apresenta JUBs Brasília 2024: os Jogos Universitários Brasileiros são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e Federação do Esporte Universitário do Distrito Federal. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Baly, Ícone, Kempa, Spalding, uhlport e Tropical. Apoio: Governo Federal e Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal.