Por Alexandre Santos
Parte da grade de modalidades, o Acadêmico tem sua disputa neste segundo bloco dos Jogos Universitários Brasileiros. São quatro dias de avaliação, premiando os melhores trabalhos com pódio e medalhas convencionais, assim como acontece nas demais competições.
“O Acadêmico funciona como qualquer outra modalidade. Existem etapas estaduais que servem como seletivas. Mas não é uma disputa tão nova assim: o projeto foi iniciado em Cuiabá, no ano de 2016. O propósito foi trabalhar com estudantes que têm mais interesse em pesquisas”, explicou Sandro Melo, coordenador da modalidade.
Cada estado pode inscrever até dois participantes nos JUBs, sendo necessariamente um homem e uma mulher. As pesquisas são enviadas num prazo de 15 dias antes da competição, que é composta pela apresentação e defesa do tema proposto.
Após a primeira avaliação, as oito melhores produções seguem para a grande final. Os assuntos escolhidos sempre dizem respeito à prática e fomento do esporte. Ao todo, 18 dos 27 estados do país têm representantes no Acadêmico.
“Fazemos uma classificatória onde são analisadas as partes escrita e de apresentação. A Comissão Avaliadora dá sugestões, discute algumas ideias e faz perguntas, auxiliando para a segunda fase. Como não envolve aspecto físico, não há distinção entre feminino e masculino”, completou Sandro.
Ex-aluno, Ricardo Quinaud disputou o Acadêmico nas edições de 2019 e 2020. Agora, é o presidente da Comissão Avaliadora dos JUBs e tem a possibilidade de continuar promovendo a troca de experiências das instituições de ensino espalhadas pelo Brasil.
“Por ser uma competição, há um impacto na qualidade dos trabalhos. Os alunos passam por um processo de preparação para chegar na etapa nacional com foco e concentração, disputando o título. Sempre existe essa expectativa e a cada ano os competidores aparecem mais preparados”, destacou Ricardo.
_____________________
Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.