Por Alexandre Santos
No fim da primeira semana dos Jogos Universitários Brasileiros, a Confederação Brasileira do Desporto Universitário promoveu, em Joinville, a reunião fiscal para análise das contas da entidade no último trimestre. O encontro é realizado pela diretoria financeira da CBDU na Expoville, onde estão as bases de operação dos JUBs 2023.
“Estamos num processo de crescimento em respeito às normas de compliance e gestão, onde passamos a ter quatro aprovações de conta por ano: uma a cada trimestre. Os conselheiros têm acesso a toda uma estrutura de documentação e podem ofertar suas dúvidas e questionamentos sobre todas as operações legais da CBDU”, explicou Marcelo Falcão, diretor financeiro da confederação.
O Conselho Fiscal é um membro estatutário da CBDU, eleito junto com a presidência executiva com o mesmo mandato de quatro anos. Além do presidente do órgão, Adriano Galvão, estiveram presentes no encontro os auditores Marcelo Lima e Carlos Eloy Filho.
“É uma evolução do sistema financeiro da CBDU para que tenhamos essas contas em dia. Em 2018, a CBDU adquiriu um sistema chamado CIGAM, que traduz tudo que é gasto e vem de receita, controlando melhor as eficiências dessas finanças. É importante a gente estar presente nesses eventos, vendo in loco como estão sendo aplicados esses recursos”, pontuou Adriano Galvão.
Ao final da reunião, as contas referentes ao intervalo de abril a junho de 2023 foram aprovadas sem ressalvas. Em novembro, será realizada a reunião para análise que do terceiro trimestre. Em março de 2024, vai ser a vez do último trimestre ser avaliado na Assembleia Geral Extraordinária.
_____________________
Os JUBs Joinville são uma realização da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), Ministério do Esporte, Prefeitura de Joinville e Federação Catarinense de Desporto Universitário (FCDU). Patrocínio: Kempa, Spalding, Uhlsport e Ícone.