Modalidades coletivas vão ser disputadas em sistema de divisão

Times são divididos em 1ª, 2ª e 3ª divisões. Os três primeiros colocados de cada série recebem premiações, tanto no masculino quanto no feminino.

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) começam segunda-feira (19), e as modalidades coletivas terão o mesmo formato de disputa. Semelhante aos campeonatos de futebol nacional, os times são separados em divisões, com acesso às séries mais altas e rebaixamento às divisões mais baixas.

“Até 2017, era esse o formato de disputa, com 1ª, 2ª e 3ª divisões. Em 2018, houve uma mudança: os JUBs tinham partidas dentro de conferências e depois a fase final nacional. Depois da pandemia, em 2021, voltamos ao formato com divisões’, conta a coordenadora de Esportes Jackeline Bento.

Foto: Nilo Santos/CBDU

A primeira divisão e a segunda divisão contam com 8 times, cada, que são divididos em dois grupos. Os dois primeiros de cada grupo se classificam para a fase de mata-mata, em formato Olímpico. Os quatro não classificados disputam de 5º a 8º. Primeiro e segundo colocados das 2ª e 3ª divisões sobem. Os dois últimos da 1ª caem para a 2ª; enquanto sétimo e oitavo da 2ª são rebaixados para a 3ª divisão.

Mas Jackeline lembra que o desempenho não garante a Instituição de Ensino Superior para o próximo JUBs. “A classificação é pelo estado, não pela instituição. Isso provoca a torcida dos adversários estaduais, para que a vaga a ser disputada no próximo JUBs seja de uma divisão melhor’, afirma.

Serviço

Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) Brasília 2022 são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário em parceria com a Secretaria Especial do Esporte, do Ministério da Cidadania, e com o Governo do Distrito Federal. Patrocínio JUBs Brasília 2022: Banco do Brasil, Monster Energy, Coca-Coca sem Açúcar e Sprite. Apoio: Água La Priori. Patrocínio CBDU: Kempa, Spalding, Uhlsports e Ícone. Parceria institucional: Comitê Olímpico do Brasil.

NOTÍCIAS RELACIONADAS