Beach soccer: Multivix-ES e Uninassau-PE conquistam medalha de ouro no JUBs Praia 2024

Finais do beach soccer aconteceram na manhã deste domingo (25), na praia de Botafogo

*Por Maria Eduarda Lima – Voluntária de Imprensa

Final masculina do beach soccer no JUBs Praia 2024
Foto: Célio Júnior/CBDU

As finais do beach soccer encerraram com chave de ouro os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) – Praia na manhã deste domingo (25) na Praia de Botafogo.

Na final feminina, a Multivix-ES conquistou o ouro ao derrotar a Unit-SE por 6×3. Já no masculino, a equipe da Uninassau-PE garantiu o título em um jogo acirrado, vencendo a Multivix-ES nos pênaltis por 4×3.

Final feminina

A final feminina foi marcada por um jogo emocionante. Aos cinco minutos do primeiro tempo, a Multivix-ES saiu na frente com um gol de Victoria Silva. No entanto, a Unit-SE não demorou para reagir. Aos nove minutos, Silvana Souza empatou. Aos 16, Mayara Izzo virou o jogo para as sergipanas, mas Thays Correia rapidamente igualou o placar. Um minuto depois, Taynara Malostro marcou o terceiro gol para a Multivix-ES. Aos 22, Victoria Silva voltou a marcar, encerrando o segundo tempo com o placar empatado em 3×3.

No terceiro tempo, a Multivix-ES assumiu o controle da partida e marcou três gols em sete minutos, com Flavia Seixas anotando dois e Silvana Souza completando a vitória por 6×3, garantindo a medalha de ouro.

“Nosso jogo foi muito difícil, muitas pessoas não acreditavam na gente. Tiramos as favoritas e conseguimos passar invictas, foi o resultado de muito treino. Nosso grupo é unido, isso também foi a base da nossa vitória”, pontuou Ana Clara Ferreira, estudante de educação física da Multivix-ES e medalhista de ouro.

No comando das campeãs, Luciano Tadino também analisou a trajetória até o pódio: “A partida de hoje descreveu tudo que foi a competição para nós, fomos campeões invictos. Isso nos deixa muito felizes, pela modalidade, pela expressão que é a competição. Agora, é comemorar e almejar algo melhor para o futuro do futebol feminino.”

Destaque da equipe que ficou com a medalha de prata, a goleira Cíntia Santos, estudante de educação física da Unit-SE, avaliou o desempenho da equipe na final.

“Não é fácil. Para uns até pode ser, mas para nós não é, não fazemos parte dessa modalidade. Eu jogo desde 2021, mas as outras não. Ficar em segundo lugar é muito importante para a faculdade e para representar Sergipe, é um sonho realizado.”

A medalha de bronze ficou com a Uninassau-PE, que superou a Celso Lisboa-RJ na disputa do terceiro lugar.

Foto: Saulo Cruz/CBDU

Final masculina

A final masculina foi uma disputa digna de decisão. Somente no primeiro tempo, as redes balançaram cinco vezes. A Uninassau-PE abriu o placar logo aos 30 segundos com Robert Freitas. Brenno Carneiro, da Multivix-ES, respondeu com dois gols, virando o jogo. Aos dois minutos, Matheus Braga empatou para a Uninassau-PE, mas Lucas Honorato colocou novamente a equipe do Espírito Santo na frente.

O segundo tempo também foi movimentado. Brenno Carneiro ampliou para a Multivix-ES com seu terceiro gol na partida. Vinte segundos depois, Rafael Pinto diminuiu a diferença para a Uninassau-PE. No minuto final, Ryan Yano, vestindo a camisa 10, ampliou a vantagem da Multivix-ES, fechando o segundo tempo em 5×3.

No início do terceiro tempo, Ryan Yano marcou mais uma vez, fazendo 6×3 para a Multivix-ES. Mas a Uninassau-PE não desistiu, assumiu o protagonismo do jogo e marcou três gols em apenas quatro minutos, levando o jogo para a prorrogação.

Sem gols na prorrogação, a decisão foi para os pênaltis. Após os três primeiros atletas de cada equipe converterem suas cobranças, as penalidades alternadas começaram. No quarto chute da Multivix-ES, Leonardo Brasserose errou, e Matheus Braga, da Uninassau–PE, marcou o gol decisivo, garantindo o ouro para os pernambucanos.

“O sentimento de conquistar o primeiro lugar é maravilhoso. No ano passado, perdemos para uma faculdade forte, mas agora foi diferente. Agora é hora de curtir a vitória”, comemorou Rafael Pinto, estudante de educação física da Uninassau-PE e campeão do beach soccer no JUBs Praia 2024.

Medalhista de prata, Antônio Bernardo, estudante de educação física da Multivix-ES, comemorou a experiência de participar do JUBs Praia. “É a minha primeira vez participando do JUBs, é uma oportunidade única e eu estou muito feliz. Do jogo, fica o aprendizado.”

No comando da equipe masculina da Multivix-ES, o técnico Thiago Antunes celebrou o desempenho na competição.

“Nos últimos três anos, chegamos à fase final. Para nós é muito importante ter a oportunidade de participar de um evento com a estrutura que a CBDU tem entregado, com todo o suporte para que a gente possa estar pronto para o jogo. Chegar em mais uma final e poder sentir o gosto de subir ao pódio é extraordinário. Que no próximo ano possamos estar aqui novamente”, declarou Thiago.

A medalha de bronze ficou com a UniAteneu-CE, que superou a UFSM-RS por 6×1 na disputa do terceiro lugar.

Correios apresenta JUBs Praia: os Jogos Universitários Brasileiros – Praia são realizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário e pela Federação de Esportes Universitários do Rio de Janeiro. Patrocínio Master: Correios. Patrocínio: Arcor, Baly, Ícone, Spalding, Soldiers e Tropical. Apoio: Governo Federal.

NOTÍCIAS RELACIONADAS