Atletas olímpicos como Paulo André, Alison Santos e Ketleyn Quadros iniciaram a carreira no esporte universitário até conquistar uma vaga nas olimpíadas
No dia 23 de junho, além de celebrar a data de fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI), se comemora o dia do Atleta Olímpico, ou simplesmente Dia Olímpico.
Diversos atletas que fizeram campanhas expressivas no cenários olímpicos iniciaram a carreira esportiva desde o escolar, passando pelo universitário até chegar em um pódio das olimpíadas.
Os Jogos Mundia Universitário (antiga Universíade) foram palco para alguns dos nomes que se destacaram, como por exemplo Paulo André e Alison dos Santos, o famoso Piu. Ambos conquistaram medalha de ouro no mundial universitário de 2019, que aconteceu em Nápoles, na Itália. Nos jogos olímpicos de Tóquio, Piu garantiu bronze nos 400 metros do atletismo.
No judô, a brasiliense Ketleyn Quadros participou dos Jogos Mundiais Universitários de Cazã, na Russia, e venceu a disputa pelo ouro na categoria até 57kg. Primeira medalhista olímpica nos esportes individuais, conquistou o bronze na Olimpíadas de Pequim (2008).
Para os próximos Jogos Mundiais Universitários, realizados neste ano, em Chengdu, na China, de 28 de julho a 8 de agosto, os atletas olímpicos Gabriel Santos (Rio 2016 e Tóquio 2020) e Jhennifer Alves (Tóquio 2020) – que medalhou no mundial universitário de Nápoles – estão entre as grandes apostas para o pódio brasileiro na competição que é um grande passo para o jogos olímpicos de Paris, em 2024.
A participação da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários de Verão em Chengu, na China, de 28 de julho a 8 de agosto de 2023 é realizada através de uma parceria com o Ministério do Esporte.